segunda-feira, 2 de setembro de 2013

[História do Direito] - Trabalhos do 1º Bimestre

HISTÓRIA DO DIREITO
Trabalhos Bimestrais 
1º Bimestre 




TRABALHO PETER BURKE 
1º TRABALHO BIMESTRAL

TRABALHO BIMESTRAL (INDIVIDUAL)
ENTREGA: 29/08/2013
História do Direito – 2º Período – 1º Bimestre ­– Valor 1,0
1) O que é a nova História? Pode ser entendida como sinônimo de “Escola de Annales”? E qual é a origem do termo Escola de Annales?
2) Burke explica que para os positivistas uma história que não tivesse como foco central a política seria banal (sem importância) e não científica. Como, para a Nova História, é possível construir uma história que não seja política e seja útil? Explique trazendo ao menos 3 exemplos.
3) Para os positivistas, apenas os grandes personagens devem ser lembrados pela História. Cite 3 grandes personagens da História do Paraná e 1 da história de sua cidade (Palmas, Pato Branco, etc).. Nesse caso, você acredita que você ou alguém da sua família terá importância para a História no futuro? Explique como chegou a essa conclusão.
4) Descreva ao menos 3 acontecimentos da História do Brasil, usualmente conhecidos, que são fundamentados em explicações de motivações pessoais. (ex. D. Pedro I decidiu romper com Portugal e por isso o Brasil tornou-se independente)
5) O que é interdisciplinaridade? Como tal característica pode ser destacada como ponto importante da Escola de Annales.
6) Explique por que Peter Burke tem precauções com a expressão “Nova História” (quão "nova" e a nova história?) e qual questão que está no centro da demanda da “nova história”.
7) Pesquise em busca de algum estudo (livro, tese, etc.) de “Eco-história” ou “história do cotidiano” no Brasil e indique “se” e “como” pode ser utilizado para estudar o Direito.
8) Podem os processos judiciais e interrogatórios de acusados serem utilizados como fonte histórica? Os acusados não poderiam estar mentindo para se defender? O que deve ser feito para realizar tal análise. Explique
9) Quais são as explicações históricas dadas as motivações do personagem histórico “Hitler” no texto de Peter  Burke? Essas explicações são completas ou superficiais? Opine.
10) Em que sentido Burke afirma que não é mais aceita a divisão entre história política e não-política?




RABALHO BIMESTRAL (INDIVIDUAL)
ENTREGA: 26/09/2013
História do Direito – 2º Período – 1º Bimestre ­– Valor 2,0

Responda o seguinte questionário após a leitura do livro:
FOUCAULT, Michel. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 1996. (Capítulos II, III e IV - pp. 29 a 102).


01) Observe a passagem: “Gostaria de mostrar (...) de que maneira relações políticas se estabeleceram e se investiram profundamente na nossa cultura dando lugar a uma série de fenômenos que não podem ser explicados a não ser que o relacionemos não às estruturas econômicas, às relações econômicas de produção, mas a relações políticas que investem toda a trama de nossa existência” (p.30-31). Tendo em vista tal passagem, a qual tipo de interpretação da sociedade Foucault está criticando? Explique.

02) Logo no início do texto Foucault descreve o incidente entre Antíloco e Menelau presente no texto Illíada de Homero. Responda de forma sucinta os seguintes questionamentos: a) Pesquise sobre a origem do texto Illíada (autor, momento histórico, espaço social em que foi produzido (cidade), e outras informações relevantes que conseguir). b) Faça um pequeno resumo da passagem “incidente entre Antíloco e Menelau” com suas palavras. c) Como é denominada a forma de se encontrar a verdade na contestação entre Antíloco e Menelau, segundo Foucault? d) Por fim, atualmente ainda coexiste essa forma de se encontrar a verdade em nossa cultura? Caso exista, dê exemplos.

03) Responda sucintamente: a) O que é a tragédia de Édipo? (Pesquise sobre o autor de tal texto, Sófocles, informando momento histórico que viveu, espaço social, entre outros). b) conte com suas palavras a História de Édipo, dando ênfase à forma com que Foucault descreve a descoberta da verdade por Édipo.

04) Percebe-se que na história de Édipo as metades de uma verdade juntam-se através de testemunhos e somente a soma dos testemunhos irá traduzir a verdade completa. a) O que é preciso, segundo Foucault, para ser uma testemunha num caso como o Édipo? Quem podia testemunhar? b) Foucault afirma que a verdade, nesse caso, não está apenas em uma pessoa mas em todo o povo ateniense. Por quêstemunhos irm ua histontrar a verdade? D? Qual é o significado da história (moral da história) para a cidade grega em que vivia Sófocles?

05) Na pág. 38 Foucault refere-se a esse modelo de pesquisa da verdade como “o símbolo”. Essa forma de pesquisar a verdade baseia-se numa forma de produzir conhecimento que Foucault denomina “inquérito” (pág. 54). Tendo em vista a descrição de Foucault, como você define “inquérito”?

06) O que caracteriza o antigo direito germânico em relação à ordem penal? Cite as condições para existência de um processo. Você consegue enxergar alguma semelhança ou diferença em relação à atualidade?

07) Segundo a tradicional História do Direito, o Direito Romano é a base do direito privado moderno. Já Foucault afirma que: “(...) o velho Direito Germânico triunfa e o Direito Romana cai por vários séculos no esquecimento, só reaparecendo lentamente no fim do século XII e no curso do século XIII”. Como é possível isso ter acontecido? Explique.

08) Quais eram os modelos de “sistema de prova” (épreuve) na idade média referidos por Foucault? Explique-os com suas palavras.

09) Quais são as características das provas judiciárias feudais? Explique-as com suas palavras. Por fim, ainda existem algum modelo dessas provas na nossa realidade? Explique

10) Quais são as principais mudanças do sistema de direito medieval para o sistema no império Carolíngio? Explique as novas figuras que aparecem nesse momento: “o procurador” e “a infração”.

11) O renascimento do inquérito no período Carolíngio ocorre de forma diversa da apresentada como inquérito na história de Édipo. Explique as principais características do inquérito administrativo.

12) Explique as seguintes afirmações de Foucault: “Somente a análise dos jogos de força política, das relações de poder, pode explicar o surgimento do inquérito”. “Todo o grande movimento cultural que, depois do século XII, começa a preparar o renascimento, pode ser definido em grande parte como o desenvolvimento, o florescimento do inquérito como forma geral de saber”. Em que sentido o inquérito tornou-se uma forma geral de saber?

13) Os desaparecimentos da alquimia e da forma de disputatio nas universidades medievais demonstram que uma nova forma de produzir a verdade surge, denominada por Foucault de inquérito, a qual se difere do inquérito dos gregos. Você acredita que a ciência moderna se desenvolveu também em virtude dessa forma de produzir a verdade? Cite exemplos.

14) Quais foram os princípios e as características que determinaram as mudanças nos sistemas penais europeus no século XVIII e XIX.

15) Cite as formas de penas apresentadas pelos teóricos do século XVIII e XIX. Elas prosperaram ou fracassaram? Por quê?

16) Comente sobre a pena de prisão, seu surgimento, e sua ligação com as idéias de “periculosidade” e “ortopedia social”.

17) O que é um Panopticon? Como esse modelo arquitetônico está relacionado ao que Foucault denomina de exame?  Como esse modelo influenciou a noção moderna de prisão?

18) Como você avalia o controle social e a vigilância em nossa sociedade? Cite exemplos mostrando como tais mecanismos interferem na dinâmica dos nossos direitos fundamentais como a liberdade e a igualdade.