quinta-feira, 24 de março de 2016

[Metodologia científica] Trabalhos acadêmicos

MODALIDADES DE TRABALHOS ACADÊMICOS








Para organizar os estudos dentro da faculdade é comum que os professores solicitem trabalhos com características acadêmicas. Esses trabalhos em geral  devem seguir as normas básicas de formatação de trabalhos conforme o estabelecido nas regras institucionais. 




Portanto todo trabalho acadêmico deve seguir as especificações do manual de orientações dos alunos. Em especial nos quesitos: a) formatação de página, b) formatação de fonte; c) uso obrigatório de citações quando os textos são copiados na integra ou referidos indiretamente; d) regras relacionadas as referências.

Porém cada trabalho terá características diferentes. 

Fichamentos

Servem para sistematizar a leitura dos textos e evitar que sejam realizadas diversas leituras sobre o mesmo. Tem origem nas velhas fichas de leituras



É indicado quando o texto tem grande qualidade acadêmica e existe uma necessidade de leitura profunda do mesmo. Servia para sistematizar os estudos e organizar o acesso a informações.

Itens obrigatórios de um fichamento (Segundo Joaquim Severino):
1) Delimitação de Leitura (Resumo indicativo - geral) 
2) Análise textual (Resumo informativo - completo) 
3) Citações (escolher as passagens significativas do texto)
4) Análise temática (debate atinente aos temas - análise dos temas e os problemas enfrentados pelo autor)
5) Problematização (Perguntas relacionadas ao texto que podem ser considerados pertinentes)
6) Síntese Pessoal (Opinião pessoal do elaborador da ficha)

Resenhas

Texto de caráter livre que deve conter (em tese) os itens 2 e 6 do fichamento, ou seja, um resumo informativo e um síntese pessoal. A resenha também é conhecida como resumo crítico.  O Objetivo de elaborar uma resenha é analisar sinteticamente um livro, filme ou outro tipo de publicação recente para que possa ser conhecido no meio especializado. Em geral é um trabalho menor. Tem algo em torno de 3 a 5 páginas. Sem itens obrigatórios. 

Paper

Trabalho de estilo livre que não segue um procedimento específico. A grande utilidade do paper é servir de base para o estudo de um texto. Como se fosse um "brainstorm" de leitura. Geralmente é utilizado para debates em grupos. Tem origem no debate anarquista de metodologia de Paul Feyerabend, em especial em seu livro "Contra o método". Isso não significa que o trabalho pode ser feito sem citações ou referências, mas que formatações pré-definidas limitam a criatividade do trabalho. Em geral quando algum avaliador pede um paper está sugerindo que não será rigoroso no quesito regras de formatação.

Artigo
Trabalho científico feito com o objetivo de ser publicado em revista científica. É o menor trabalho científico considerado academicamente falando. Deve ser conciso e bem delimitado, abordando um tema e um problema definido e significativo. Existem várias revistas científicas nas diversas áreas do conhecimento. Conheceremos adiante algumas dessas revistas.

Projetos de Pesquisa
Servem para organizar pesquisas. São padrozinados com o objetivo de planejar e estruturar as pesquisas. Em geral apresente alguns itens obrigatórios.

Outros Trabalhos
Monografias (Trabalho de conclusão de curso de Graduação)
Dissertações (Trabalho de conclusão de curso de Mestrado)
Teses (Trabalho de conclusão de curso de Doutorado) 

Trabalhos acadêmicos mais aprofundados que tem por objetivo reorganizar

Modelos de Trabalhos
(PS. a configuração dos modelos de textos não seguem as normas do manual do IFC, portanto será preciso adequá-los)







A seguir seguem a lista de textos que podem ser utilizados para fazer fichamento ou resenha. Lembrando que devem ser escolhidos dois textos diferentes (um para o fichamento e um para a resenha) 



Relação de textos para fazer resenha (Devem ser escolhidos 1 texto para fazer a resenha)
OPÇÕES PARA RESENHA
OPÇÕES PARA RESENHA
5- 
6 -
7-
8 -










OUTROS MODELOS DE TRABALHOS SERÃO TRABALHADOS DE FORMA GRADUAL
Ex. Projetos de Pesquisa, Relatórios de Pesquisa, Portifólios, Posteres e Comunicações Científicas, Inventário, Mapa Conceitual, etc.