Seminário sobre Educação no Brasil e Educação Matemática
Seminário – História da Educação – IFC Sombrio – Licenciatura
em Matemática
Prof. Ivan Furmann
2º Bimestre
1. Programação de Aulas e atividades
Período dos Seminários
Datas
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Atividade a ser desenvolvida
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16/06
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Seminários 01, 02 e 03
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23/06
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Seminários 04, 05 e 06
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30/06
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Seminários 07, 08 e 09
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2. Atividades e Avaliações
Dia 07/07 – Avaliação com consulta. Valor 5,0
Seminários – Valor 6,0
Aula Sábado – Debate sobre o filme “Educação Proibida” –
Valor 0,5 EXTRA
Total possível – Valor 11,5
Total real – 10 pontos
3. Da avaliação dia 07/07
Será com consulta, porém poderá
ser cobrado qualquer conteúdo do bimestre, inclusive os seminários.
4. Trabalho de Pontuação Extra (filme)
Os alunos deverão comparecer a
sessão da atividade e irão realizar atividade avaliativa a ser debatida entre
os participantes.
Regulamento do Seminário
1) Em que consiste?
Seminário é uma atividade em
grupo que congrega o estudo de temas específicos da disciplina e sua
apresentação em sala de aula.
2) O que se faz?
O professor indicará um tema e
três bibliografias que deverão ser lidas e apresentadas pelos alunos na forma
de apresentação-aula:
- Grupo deve organizar uma apresentação a ser realizada em sala de aula;
- Grupo deve entregar um Paper (relato escrito dessa apresentação em formato de artigo ou similar) sobre o ponto apresentado;
- Cada aluno deve participar ativamente das atividades durante o período;
3) Como essas atividades dos
alunos contaram para avaliação?
O seminário terá um valor total
de 6,0 pontos
- Paper: 2,0 (Nota a ser dada
para todo o grupo)
- Apresentação do grupo: 2,0
(Nota a ser dada para todo o grupo)
- Apresentação individual: 1,0
(Nota individualizada)
- Participação: 1,0 (Nota
individualizada)
4) Especificações
Paper: Cada grupo apresentará apenas 01 (hum) Paper que valerá nota
para todo o grupo. Tal deverá abordar o conteúdo dos textos indicados e servirá
de base para o estudo dos colegas de turma. Especificações de tamanho, forma e
apresentação física livres. Deverá ser entregue ao professor no dia da
apresentação (o atraso acarretará perda de pontuação).
O que é um paper? Em essência um trabalho em que a formalidade não
é ponto fulcral. Portanto, é um trabalho escrito apresentando regras acadêmicas
mínimas (referências, citações, coerência, etc.), mas que não tem um rigor
formal. Não é apenas um esquema de tópicos ou um recorte dos textos originais,
mas um resumo dotado de considerações pessoais. (Recomenda-se o tamanho mínimo
de 2 laudas e máximo de 4 laudas)
Forma de Entrega: Professor – cópia via e-mail ivan.furmann@gmail.com ou ivan.furmann@santarosa.ifc.edu.br
(estarei disponibilizando os arquivos no blog)
DATA DE ENTREGA – Dia da apresentação do Seminário
Apresentação em Grupo: Será dada uma nota para o grupo como um
todo.
* A apresentação deverá:
- ser feita em no mínimo 20
minutos e no máximo em 30 minutos (lapsos de tempo serão descontados);
- contar com a participação de
todos os membros da equipe (preferencialmente de forma eqüitativa), todos devem
falar;
- apresentar argumentos
científicos (pautado em livros acadêmicos) com referência;
- ser criativa e eficaz (não é
para fazer jogral ou ficar lendo textos pré-escritos);
ATENÇÃO: NÃO LEIA TEXTOS NA
APRESENTAÇÃO, TAL PROCEDIMENTO É IMPRODUTIVO COMO FORMA DE EXPRESSÃO
COMUNICATIVA.
- (poderá) usar todos os tipos de
recursos necessários a uma exposição didática (datashow, transparência,
cartazes, trechos curtos de filmes, músicas, etc...) desde que apresentados
dentro de tempo estipulado de apresentação;
- será permitido o uso de
material (textos, fontes e outros) na apresentação, antes, porém, recomenda-se
consultar o professor;
* A falta de algum membro da
equipe não isenta a equipe de apresentar todo o conteúdo que foi relacionado,
nesse caso a equipe deverá estar preparada para qualquer tipo de eventualidade;
* O aluno que faltar no dia da
apresentação perderá a nota relativa a tal (duas notas de apresentação Nota do
Grupo e individual). As hipóteses de reposição de tal nota serão avaliadas caso
a caso, e estarão sujeitas a avaliação extra em forma de prova a ser requerida diretamente
ao professor com a apresentação de atestado médico ou outro tipo de comprovante
relacionado a emergência;
* Após a exposição pela equipe, será
estabelecido um pequeno debate de 10 a 15 minutos, serão levantados
questionamentos sobre o tema feitos pelo professor e pelos colegas de turma,
todos os membros da equipe deverão estar preparados para responder qualquer
questionamento feito relacionado aos textos;
Apresentação individual: Seguirá os mesmos critérios da avaliação
em grupo, mas será feita individualmente.
Participação: será dado um ponto extra para os alunos que não
faltarem às apresentações e, durante as apresentações, elaborarem perguntas significativas
e relevantes para o debate (para tanto recomenda-se que todos os alunos leiam
integralmente a obra História da Educação Brasileira de Maria Lucia Spedo
Hilsdorf). Perguntas devem ser feitas por escrito e dirigidas ao professor com
nome de quem a realizou. Os líderes receberão o ponto extra se não faltarem às
apresentações e entregarem ficha de avaliação dos grupos.
5) Como serão formados os grupos?
O professor fará a divisão dos
grupos seguindo critérios de desempenho do primeiro bimestre, a fim de
equilibrar os grupos e possibilitar o aprendizado por igual de todos os temas.
Os lideres serão os 9 alunos com
melhores médias no primeiro bimestre.
Atribuições dos lideres:
A – organizar a equipe que irá
apresentar o seminário.
B – em caso de não participação
de algum membro na realização do trabalho, o líder e os demais participantes do
grupo (em consenso) poderão pedir a exclusão do aluno do grupo. Tal aluno
excluído irá realizar prova sobre os conteúdos dos seminários de forma isolada
para avaliação parcial.
C – avaliar (com sigilo) as
demais equipes. Tal procedimento será feito com folha de avaliação específica
sem identificação. A avaliação será relacionada como nota de grupo e terá força
consultiva para o professor.
D – responsável pela entrega do
paper e de organização da apresentação em caso de imprevistos.
Bonificação – Em caso de
realização de todas as atribuições da equipe de forma correta o líder ganhará a
nota total de participação (que totaliza 1,0)
7) Como serão distribuídos os
temas de cada equipe?
Por sorteio a ser realizado em
sala.
8) Quais são os temas:
1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
2 – As reformas Pombalinas
3 – A ilustração no Brasil
4 – A Escola Brasileira no Império
5 – As iniciativas dos republicanos
6 - As outras escolas da primeira república
7 – A era Vargas
8 – A escola brasileira na república populista
9 – Da ditadura militar aos nossos dias
9) O que deve ser seguido?
Deve-se seguir os textos base. Textos
Extras a serem consultados são livres. Não são permitidas apresentações
pautadas na internet. Para tanto segue em Bibliografia obrigatória.
Bibliografia OBRIGaTÓRIA
1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
a)
b)
c)
2 – As reformas Pombalinas
a)
b)
c)
3 – A ilustração no Brasil
a)
b)
c)
4 – A Escola Brasileira no Império
a)
b)
c)
5 – As iniciativas dos republicanos
a)
b)
c)
6 - As outras escolas da primeira república
a)
b)
c)
7 – A era Vargas
a)
b)
c)
8 – A escola brasileira na república populista
a)
b)
c)
9 – Da ditadura militar aos nossos dias
a)
b)
c)
Leitura Geral
Link Texto
Equipe 1
1.
2.
3.
Equipe 2
1.
2.
3.
Equipe 3
1.
2.
3.
1.
2.
3.
1.
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1.
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1.
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