quinta-feira, 12 de maio de 2016

[História da Educação] Seminário - regras e distribuição

Seminário sobre Educação no Brasil e Educação Matemática







Seminário –  História da Educação – IFC Sombrio – Licenciatura em Matemática
Prof. Ivan Furmann

2º Bimestre

1. Programação de Aulas e atividades

Período dos Seminários

Datas
Atividade a ser desenvolvida
16/06
Seminários 01, 02 e 03
23/06
Seminários 04, 05 e 06
30/06
Seminários 07, 08 e 09

2. Atividades e Avaliações

Dia 07/07 – Avaliação com consulta. Valor 5,0
Seminários – Valor 6,0
Aula Sábado – Debate sobre o filme “Educação Proibida” – Valor 0,5 EXTRA
Total possível – Valor 11,5
Total real – 10 pontos

3. Da avaliação dia 07/07

Será com consulta, porém poderá ser cobrado qualquer conteúdo do bimestre, inclusive os seminários.

4. Trabalho de Pontuação Extra (filme)

Os alunos deverão comparecer a sessão da atividade e irão realizar atividade avaliativa a ser debatida entre os participantes.

Regulamento do Seminário

1) Em que consiste?

Seminário é uma atividade em grupo que congrega o estudo de temas específicos da disciplina e sua apresentação em sala de aula.

2) O que se faz?

O professor indicará um tema e três bibliografias que deverão ser lidas e apresentadas pelos alunos na forma de apresentação-aula:

  • Grupo deve organizar uma apresentação a ser realizada em sala de aula;
  • Grupo deve entregar um Paper (relato escrito dessa apresentação em formato de artigo ou similar) sobre o ponto apresentado;
  • Cada aluno deve participar ativamente das atividades durante o período;

3) Como essas atividades dos alunos contaram para avaliação?

O seminário terá um valor total de 6,0 pontos
- Paper: 2,0 (Nota a ser dada para todo o grupo)
- Apresentação do grupo: 2,0 (Nota a ser dada para todo o grupo)
- Apresentação individual: 1,0 (Nota individualizada)
- Participação: 1,0 (Nota individualizada)

4) Especificações

Paper: Cada grupo apresentará apenas 01 (hum) Paper que valerá nota para todo o grupo. Tal deverá abordar o conteúdo dos textos indicados e servirá de base para o estudo dos colegas de turma. Especificações de tamanho, forma e apresentação física livres. Deverá ser entregue ao professor no dia da apresentação (o atraso acarretará perda de pontuação).

O que é um paper? Em essência um trabalho em que a formalidade não é ponto fulcral. Portanto, é um trabalho escrito apresentando regras acadêmicas mínimas (referências, citações, coerência, etc.), mas que não tem um rigor formal. Não é apenas um esquema de tópicos ou um recorte dos textos originais, mas um resumo dotado de considerações pessoais. (Recomenda-se o tamanho mínimo de 2 laudas e máximo de 4 laudas)

Forma de Entrega: Professor – cópia via e-mail ivan.furmann@gmail.com ou ivan.furmann@santarosa.ifc.edu.br (estarei disponibilizando os arquivos no blog)

DATA DE ENTREGA – Dia da apresentação do Seminário

Apresentação em Grupo: Será dada uma nota para o grupo como um todo.

* A apresentação deverá:
- ser feita em no mínimo 20 minutos e no máximo em 30 minutos (lapsos de tempo serão descontados);
- contar com a participação de todos os membros da equipe (preferencialmente de forma eqüitativa), todos devem falar;
- apresentar argumentos científicos (pautado em livros acadêmicos) com referência;
- ser criativa e eficaz (não é para fazer jogral ou ficar lendo textos pré-escritos);
ATENÇÃO: NÃO LEIA TEXTOS NA APRESENTAÇÃO, TAL PROCEDIMENTO É IMPRODUTIVO COMO FORMA DE EXPRESSÃO COMUNICATIVA.
- (poderá) usar todos os tipos de recursos necessários a uma exposição didática (datashow, transparência, cartazes, trechos curtos de filmes, músicas, etc...) desde que apresentados dentro de tempo estipulado de apresentação;
- será permitido o uso de material (textos, fontes e outros) na apresentação, antes, porém, recomenda-se consultar o professor;

* A falta de algum membro da equipe não isenta a equipe de apresentar todo o conteúdo que foi relacionado, nesse caso a equipe deverá estar preparada para qualquer tipo de eventualidade;

* O aluno que faltar no dia da apresentação perderá a nota relativa a tal (duas notas de apresentação Nota do Grupo e individual). As hipóteses de reposição de tal nota serão avaliadas caso a caso, e estarão sujeitas a avaliação extra em forma de prova a ser requerida diretamente ao professor com a apresentação de atestado médico ou outro tipo de comprovante relacionado a emergência;

* Após a exposição pela equipe, será estabelecido um pequeno debate de 10 a 15 minutos, serão levantados questionamentos sobre o tema feitos pelo professor e pelos colegas de turma, todos os membros da equipe deverão estar preparados para responder qualquer questionamento feito relacionado aos textos;

Apresentação individual: Seguirá os mesmos critérios da avaliação em grupo, mas será feita individualmente.

Participação: será dado um ponto extra para os alunos que não faltarem às apresentações e, durante as apresentações, elaborarem perguntas significativas e relevantes para o debate (para tanto recomenda-se que todos os alunos leiam integralmente a obra História da Educação Brasileira de Maria Lucia Spedo Hilsdorf). Perguntas devem ser feitas por escrito e dirigidas ao professor com nome de quem a realizou. Os líderes receberão o ponto extra se não faltarem às apresentações e entregarem ficha de avaliação dos grupos.

5) Como serão formados os grupos?
O professor fará a divisão dos grupos seguindo critérios de desempenho do primeiro bimestre, a fim de equilibrar os grupos e possibilitar o aprendizado por igual de todos os temas.

Os lideres serão os 9 alunos com melhores médias no primeiro bimestre.

Atribuições dos lideres:

A – organizar a equipe que irá apresentar o seminário.
B – em caso de não participação de algum membro na realização do trabalho, o líder e os demais participantes do grupo (em consenso) poderão pedir a exclusão do aluno do grupo. Tal aluno excluído irá realizar prova sobre os conteúdos dos seminários de forma isolada para avaliação parcial.
C – avaliar (com sigilo) as demais equipes. Tal procedimento será feito com folha de avaliação específica sem identificação. A avaliação será relacionada como nota de grupo e terá força consultiva para o professor.
D – responsável pela entrega do paper e de organização da apresentação em caso de imprevistos.

Bonificação – Em caso de realização de todas as atribuições da equipe de forma correta o líder ganhará a nota total de participação (que totaliza 1,0)

7) Como serão distribuídos os temas de cada equipe?
Por sorteio a ser realizado em sala.

8) Quais são os temas:

1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
2 – As reformas Pombalinas
3 – A ilustração no Brasil
4 – A Escola Brasileira no Império
5 – As iniciativas dos republicanos
6 - As outras escolas da primeira república
7 – A era Vargas
8 – A escola brasileira na república populista
9 – Da ditadura militar aos nossos dias

9) O que deve ser seguido?
Deve-se seguir os textos base. Textos Extras a serem consultados são livres. Não são permitidas apresentações pautadas na internet. Para tanto segue em Bibliografia obrigatória.
Bibliografia OBRIGaTÓRIA


1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
a)
b)
c)

2 – As reformas Pombalinas
a)
b)
c)

3 – A ilustração no Brasil
a)
b)
c)

4 – A Escola Brasileira no Império
a)
b)
c)

5 – As iniciativas dos republicanos
a)
b)
c)

6 - As outras escolas da primeira república
a)
b)
c)

7 – A era Vargas
a)
b)
c)

8 – A escola brasileira na república populista
a)
b)
c)

9 – Da ditadura militar aos nossos dias
a)
b)
c)


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