terça-feira, 18 de outubro de 2016

[Perícia, Avaliação e Legislação] Trabalho do Segunda parte da disciplina

Trabalho da Segunda Parte da Disciplina





Composição da Segunda nota da disciplina Perícia, Avaliação e Legislação Agrária.

Trabalhos em formulários via internet – 4,0
Trabalho bimestral proposto abaixo – 6,0
Ponto Extra – relatório da Viagem Técnica a Unidade de Conservação – 1,0


Atividade proposta em grupo de 4 ou 5 alunos.

O Trabalho deve ser feito com qualidade. Equivale a principal nota do semestre. Portanto utilize os melhores meios para tanto e evite cópias desnecessárias da internet ou outras formas de inclusão de informações não úteis.

1º Passo – Escolha propriedade rural da região. Pode ser de um parente de algum aluno ou de pessoa conhecida disposta. O único critério é que a propriedade deve conter áreas de APP. As informações criadas para o parecer serão utilizadas apenas para fins acadêmicos. Peça autorização do proprietário, oralmente gravado ou por escrito, para coletar as informações e trazê-las ao trabalho. Ao final do trabalho entregue uma cópia para o proprietário. Não divulgue as informações na internet. O tamanho da propriedade ou suas qualidades podem variar a escolha da equipe. 

2º Leia com atenção o questionário abaixo e anote as informações que serão necessárias se colher em campo. Faça um check-list ao visitar a propriedade. Tente extrair toda a informação apenas em uma visita. Caso não tenha coletado a informação, verifique todas as eventuais falhas na coleta antes de voltar para uma segunda visita. Caso não tenha ainda coletado a informação na segunda visita, anote no parecer que não houve a coleta da informação e o motivo.

3º Elabore um parecer utilizando as regras básicas da ABNT. Cite textos que não são de autoria dos elaboradores do parecer. Ilustre da melhor forma possível o parecer, em especial o preencha com provas (elementos materiais do que se afirma).

ELABORAÇÃO DE PARECER TÉCNICO SOBRE ATIVIDADE ECONÔMICA SUSTENTÁVEL EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE

Roteiro de Perguntas

A. Sobre a Propriedade
1. Qual a localização e tamanho da propriedade? (colete imagem de satélite, transforme em mapa da propriedade (formato em forma de desenho), descreva o tamanho e forma da propriedade, aponte a quantidade de hectares e módulos rurais)
2. Qual o percentual da propriedade utilizado para uso alternativo do solo? Quais as atividades que são realizadas na propriedade? (Identifique na imagem coletada no satélite)
3. Identifique corpos d’água (rios, riachos, lagos, nascentes, etc.), elevações significativas, terrenos alagadiços ou outros de interesse ambiental.

B. Condições Ambientais
1. Caso exista corpos d’água avalie a qualidade da mesma. (Colete quantidade de água (fotografe) – descreva a mesma a partir de critérios que considerar pertinentes)
2. Avalie a espécie de solo predominante (fotografe e apresente elementos que o caracterizem)
3. Existem áreas em APP? Quais? (identifique no mapa os locais das APPs)
4. Em que condições? (Estão regulares ou não? O tamanho é adequado? E a cobertura vegetal é adequada? (apresente fotos))
5. Existem áreas em Reserva Legais? Quais? (identifique no mapa os locais das RL)
6. Em que condições? (Estão regulares ou não? O tamanho é adequado? E a cobertura vegetal é adequada? (apresente fotos))

C. Flora (com fotos) na APP ou/e Reserva Florestal
1. Identifique 3 espécies que considera nativas da região.
2. Identifique 1 espécie invasora ou exótica.
3. Aponte a saúde ambiental do local e a possibilidade de exploração.

D. Fauna nativa (com fotos) na APP ou/e Reserva Florestal
1. Existem sinais da presença de animais silvestres na área? Aponte.
2. Explique as possibilidades da localidade nesse sentido.

E. Possibilidades de uso exploração sustentável
1. Sugira a implantação de uma espécie nativa da região frutífera.
2. Sugira o cultivo de uma espécie nativa de PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) ou cogumelo comestível nativo ou erva medicinal ou aromática ou similar para a localidade em áreas de APP.
3. Sugira a viabilidade ou não de exploração de apicultura na localidade.

F. Estudo de Impacto ambiental e Licenciamento ambiental
1. Proponha a criação de pequena fabrica de produção de geléia de doces de frutas nativas ou outro empreendimento com base no levantamento da flora local, para tanto indique:
a) necessidade de estudo de impacto ambiental
b) necessidade de licenciamento
c) riscos e benefícios para a localidade