segunda-feira, 29 de maio de 2017

[História da Educação] Seminário 2017

Seminário 2017 

História da Educação









Seminário –  História da Educação – IFC Sombrio – Licenciatura em Matemática
Prof. Ivan Furmann

2º Bimestre

1. Programação de Aulas e atividades

Período dos Seminários

Datas
Atividade a ser desenvolvida
23/06
Seminários 01, 02, 03 e 04
30/06
Seminários 05, 06, 07 e 08

2. Atividades e Avaliações

Dia 01/07 – Avaliação com consulta. Valor 5,0
Seminários – Valor 6,0
Debate sobre o filme “A educação Proibida” – Valor 0,5 EXTRA (Será combinada a forma de realização dessa atividade em sala de aula
Total possível – Valor 11,5
Total real – 10 pontos

3. Da avaliação dia 01/07

Será com consulta, porém poderá ser cobrado qualquer conteúdo do bimestre, inclusive os seminários.

4. Trabalho de Pontuação Extra (filme)

Os alunos deverão assistir o filme em casa (via youtube) e responder questionamentos que o professor disponibilizar.

Regulamento do Seminário

1) Em que consiste?

Seminário é uma atividade em grupo que congrega o estudo de temas específicos da disciplina e sua apresentação em sala de aula.

2) O que se faz?

O professor indicará um tema e três bibliografias que deverão ser lidas e apresentadas pelos alunos na forma de apresentação-aula:

  • Grupo deve organizar uma apresentação a ser realizada em sala de aula;
  • Grupo deve entregar um Paper (relato escrito dessa apresentação em formato de artigo ou similar) sobre o ponto apresentado;
  • Cada aluno deve participar ativamente das atividades durante o período;

3) Como essas atividades dos alunos contaram para avaliação?

O seminário terá um valor total de 6,0 pontos
- Paper: 2,0 (Nota a ser dada para todo o grupo)
- Apresentação do grupo: 2,0 (Nota a ser dada para todo o grupo)
- Apresentação individual: 1,0 (Nota individualizada)
- Participação: 1,0 (Nota individualizada)

4) Especificações

Paper: Cada grupo apresentará apenas 01 (hum) Paper que valerá nota para todo o grupo. Tal deverá abordar o conteúdo dos textos indicados e servirá de base para o estudo dos colegas de turma. Especificações de tamanho, forma e apresentação física livres. Deverá ser entregue ao professor no dia da apresentação (o atraso acarretará perda de pontuação).

O que é um paper? Em essência um trabalho em que a formalidade não é ponto fulcral. Portanto, é um trabalho escrito apresentando regras acadêmicas mínimas (referências, citações, coerência, etc.), mas que não tem um rigor formal. Não é apenas um esquema de tópicos ou um recorte dos textos originais, mas um resumo dotado de considerações pessoais. (Recomenda-se o tamanho mínimo de 2 laudas e máximo de 4 laudas)

Forma de Entrega: Professor – cópia via e-mail ivan.furmann@gmail.com ou ivan.furmann@santarosa.ifc.edu.br (estarei disponibilizando os arquivos no blog)

DATA DE ENTREGA – Dia da apresentação dos primeiros grupos do Seminário. Portanto todos devem entregar o paper via e-mail no dia 23/06!!!!!

Apresentação em Grupo: Será dada uma nota para o grupo como um todo.

* A apresentação deverá:
- ser feita em no mínimo 15 minutos e no máximo em 20 minutos (lapsos de tempo serão descontados);
- contar com a participação de todos os membros da equipe (preferencialmente de forma eqüitativa), todos devem falar;
- apresentar argumentos científicos (pautado em livros acadêmicos) com referência;
- ser criativa e eficaz (não é para fazer jogral ou ficar lendo textos pré-escritos);
ATENÇÃO: NÃO LEIA TEXTOS NA APRESENTAÇÃO, TAL PROCEDIMENTO É IMPRODUTIVO COMO FORMA DE EXPRESSÃO COMUNICATIVA.
- (poderá) usar todos os tipos de recursos necessários a uma exposição didática (datashow, transparência, cartazes, trechos curtos de filmes, músicas, etc...) desde que apresentados dentro de tempo estipulado de apresentação;
- será permitido o uso de material (textos, fontes e outros) na apresentação, antes, porém, recomenda-se consultar o professor;

* A falta de algum membro da equipe não isenta a equipe de apresentar todo o conteúdo que foi relacionado, nesse caso a equipe deverá estar preparada para qualquer tipo de eventualidade;

* O aluno que faltar no dia da apresentação perderá a nota relativa a tal (duas notas de apresentação Nota do Grupo e individual). As hipóteses de reposição de tal nota serão avaliadas caso a caso, e estarão sujeitas a avaliação extra em forma de prova a ser requerida diretamente ao professor com a apresentação de atestado médico ou outro tipo de comprovante relacionado a emergência;

* Após a exposição pela equipe, será estabelecido um pequeno debate de 10 a 15 minutos, serão levantados questionamentos sobre o tema feitos pelo professor e pelos colegas de turma, todos os membros da equipe deverão estar preparados para responder qualquer questionamento feito relacionado aos textos;

Apresentação individual: Seguirá os mesmos critérios da avaliação em grupo, mas será feita individualmente.

Participação: será dado um ponto extra para os alunos que não faltarem às apresentações e, durante as apresentações, elaborarem perguntas significativas e relevantes para o debate (para tanto recomenda-se que todos os alunos leiam integralmente a obra História da Educação Brasileira de Maria Lucia Spedo Hilsdorf). Perguntas devem ser feitas por escrito e dirigidas ao professor com nome de quem a realizou.

5) Como serão formados os grupos?

Livre. Escolhidos em sala e distribuídos conforme estabelecido em sala.

6) Como serão distribuídos os temas de cada equipe?
Por sorteio a ser realizado em sala. (já realizado no dia 26/05)

7) Quais são os temas:

1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
2 – As reformas Pombalinas
3 – A ilustração no Brasil e a Escola Brasileira no Império
4 – As iniciativas dos republicanos
5 - As outras escolas da primeira república
6 – A era Vargas
7 – A escola brasileira na república populista
8 – Da ditadura militar aos nossos dias

8) O que deve ser seguido?
Deve-se seguir os textos base. Textos Extras a serem consultados são livres. Não são permitidas apresentações pautadas na internet. Para tanto segue em Bibliografia obrigatória.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA


1 – Os jesuítas. Catequese e Educação.
a) Capitulo 1 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) A ILUSTRAÇÃO PORTUGUESA E A MISSÃO DOS PADRES MATEMÁTICOS NA AMÉRICA
c) A Educação na Colônia e os Jesuítas: discutindo alguns mitos

2 – As reformas Pombalinas
a) Capitulo 2 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) MARQUÊS DE POMBAL E A REFORMA EDUCACIONAL BRASILEIRA
c) As reformas pombalinas da instrução pública e o ensino de matemática

3 – A ilustração no Brasil e a Escola Brasileira no Império
a) Capitulo 3 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) Capitulo 4 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
c) O LIVRO DIDÁTICO MAIS POPULAR DE LEONHARD EULER E SUA REPERCUSSÃO NO BRASIL
d) Tempos de Império: a trajetória da geometria como um saber escolar para o curso primário

4 – As iniciativas dos republicanos
a) Capitulo 5 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) A INFLUÊNCIA DO POSITIVISMO NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
c) CHRÔNICAS DO EXTERIOR: Manuais Escolares de Matemática e os Saberes Geométricos

5 - As outras escolas da primeira república
a) Capitulo 6 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) ALGUNS ELEMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ESTADO DE SANTA CATARINA, BRASIL, NO SÉCULO 20: A ARITMÉTICA NOS GRUPOS ESCOLARES
c) O livro didático de Matemática da escola secundária brasileira na Primeira República (1889-1930)

6 – A era Vargas
a) Capitulo 7 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30
c) A reforma Francisco Campos, a Escola Nova e a Educação Matemática no Brasil

7 – A escola brasileira na república populista
a) Capitulo 8 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) O processo de constituição da disciplina Matemática do Colégio no período 1943 – 1961
c) AS MUDANÇAS EXPERIMENTADAS PELA CULTURA ESCOLAR DO ENSINO SECUNDÁRIO DEVIDO A IMPLEMENTAÇÃO DA REFORMA CAPANEMA DE 1942 E DA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO DE 1961

8 – Da ditadura militar aos nossos dias
a) Capitulo 9 – Hilsdorf. História da Educação Brasileira: Leituras
b) EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA TECNOCRÁTICA NA DITADURA MILITAR

c) Levantamento histórico da formação de professores no Brasil, dos anos 30 aos anos 90: legislação e políticas educacionais