segunda-feira, 27 de novembro de 2017

[História 1º Ano] Regras e perguntas do Dossie.

AVALIAÇÃO E TRABALHOS PARA O 1º ANO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Prof. Ivan Furmann
IFC- Araquari


Cálculo da nota:
Prova (valor 10,0) + Trabalho sobre Medo Medieval (10,0) + Pontuação extra para respostas on-line de questionários (até 1,5)/2 = Média Trimestral

Calendário de Avaliações

Turma
Mural Pronto
Entrega do Dossiê
Prova
Reavaliação
1Agro1

06/11
27/11
04/12
11/12
1Agro2

06/11
27/11
04/12
11/12
1Agro3

20/11
01/12
01/12
08/12
1Quimi

27/11
02/12
29/11
06/12
1Info1

14/11
28/11
05/12
12/12
1info2

17/11
01/12
01/12
08/12
1info3

20/11
30/11
30/11
07/12


TRABALHO SOBRE MEDOS MEDIEVAIS

5 Etapas

1 – Imagem Medieval com identificação
2 – Entrevista com pessoa com idade avançada sobre Medos na Infância
3 – Representação do medo infantil retratado na entrevista como desenho ou algo similar
4 – Análise do Mural Medieval feito pela turma
5 – Relatório individual sobre a atividade total.


EXPLICAÇÕES SOBRE CADA UMA DAS ETAPAS DO TRABALHO SOBRE MEDOS MEDIEVAIS


1 – Imagem Medieval com identificação
Procurar uma imagem que tenha sido produzida entre 500 D.C e 1600 D.C. (o período ultrapassa o medieval mas para o trabalho não importa)  e represente um medo da Idade Média.
No mural: Uma cópia da imagem
No Dossiê: uma cópia da imagem (pode ser reduzida em preto e branco) e a descrição proposta. [1) Quando e onde foi feita? 2) Quem é o autor? 3) Qual técnica foi utilizada? 4) Descrever a imagem com suas palavras.]
 (1 Atividade por equipe)


2 – Entrevista com pessoa com idade avançada sobre Medos na Infância
Deve ser feita a fim de conseguir uma descrição de um medo da infância de uma pessoa com idade avançada (pode ser avô, avó, familiar,  até mesmo um vizinho ou conhecido)
Entrevista deve ser gravada e transcrita nas palavras da pessoa.
No dossiê: uma cópia da transcrição.
(1 Atividade por equipe)

3 – Representação do medo infantil retratado na entrevista como desenho ou algo similar
Pode ser um desenho feito por um integrante da equipe, ou uma colagem que represente o medo. Ou ainda uma foto, mosaico, montagem, etc. Qualquer expressão que represente o medo é valida.
No mural: o original da equipe
No dossiê: uma cópia, pode ser Xerox ou foto impressa em preto e branco, basta aparecer a imagem. (Recomenda-se uma pequena explicação da imagem quando necessário)
(1 Atividade por equipe)

4 – Análise do Mural Medieval feito pela turma
Uma atividade por equipe. Respondendo as questões abaixo. Importante: As respostas devem representar a opinião do grupo e conter respostas relevantes. É antes de tudo um trabalho de crítica e reflexão.
a) O mural apresentado pela turma representa uma comparação relevante entre os medos da idade média e dos tempos de seus avós? Se sim, explique o motivo. Se não, aponte o que faltou para cumprir tal tarefa.
b) Qual imagem da idade média que mais chamou a atenção do grupo? Por que?
c) Qual imagem dos tempos de seus avós mais chamou a atenção do grupo? Por que?
d) Quais as principais diferenças entre as imagens da idade média e das imagens criadas pela turma para representar os medos do tempo dos avós? Aponte diferenças na elaboração das imagens, no contexto apresentado e na forma de representar o mundo.
e) Das imagens medievais aponte uma que representa uma fantasia (imaginação) e uma que represente um fato concreto da realidade?
f) Das imagens do tempo de seus avós aponte uma que representa uma fantasia (imaginação) e uma que represente um fato concreto da realidade.
g) Como o grupo procedeu para fazer essa distinção entre uma imagem que representa uma fantasia e uma imagem que representa um fato concreto da realidade? Quais foram os padrões utilizados para distinguir realidade e imaginação?
h) Na opinião do grupo, tendo em vista as imagens que foram colecionadas no mural, é possível afirmar que os critérios de realidade e ficção da idade média, do tempo de seus avós e da atualidade são diferentes? Explique.
i) Para o grupo, como foi a experiência de transformar um relato escrito em uma fonte iconográfica (imagem)? Seria possível apresentar o relato de outra forma? Qual a importância da escolha da equipe para representar o passado? Explique.
j) Depois de responder todas as questões anteriores, compare o trabalho que realizaram com a tarefa de um historiador. O que um historiador deve fazer para compreender o passado?
(1 Atividade por equipe)

5 – Relatório individual sobre a atividade total.
Elaborar uma redação sobre o tema: “Afinal de contas, para que serve o medo?” em que utilize algum elemento presente no mural da sala para argumentar. (mínimo 25 linhas)
(1 Atividade por ALUNO - INDIVIDUAL)



EXERCÍCIOS DE REVISÃO E PONTUAÇÃO EXTRA

Serão disponibilizados 3 Formulários on-line de exercícios. Devem ser feitos até a data da prova (servem inclusive de revisão). Portanto, o prazo final de sua elaboração é no dia da prova. (Tentarei disponibilizar vídeo sobre o tema para vocês assistirem).

www.ivanfurmann.blogspot.com

* Pólis Gregas
* Roma: da cidade ao império
* Idade Média


PROVA

Cairá todo o conteúdo aplicado ensinado durante o trimestre. Valor total 10,0.