AVALIAÇÃO E TRABALHOS PARA O 1º ANO NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA
Prof. Ivan Furmann
IFC- Araquari
Cálculo da nota:
Prova (valor 10,0) + Trabalho sobre Medo Medieval (10,0) +
Pontuação extra para respostas on-line de questionários (até 1,5)/2 = Média Trimestral
Calendário de Avaliações
Turma
|
Mural Pronto
|
Entrega do Dossiê
|
Prova
|
Reavaliação
|
1Agro1
|
06/11
|
27/11
|
04/12
|
11/12
|
1Agro2
|
06/11
|
27/11
|
04/12
|
11/12
|
1Agro3
|
20/11
|
01/12
|
01/12
|
08/12
|
1Quimi
|
27/11
|
02/12
|
29/11
|
06/12
|
1Info1
|
14/11
|
28/11
|
05/12
|
12/12
|
1info2
|
17/11
|
01/12
|
01/12
|
08/12
|
1info3
|
20/11
|
30/11
|
30/11
|
07/12
|
TRABALHO SOBRE MEDOS
MEDIEVAIS
5 Etapas
1 – Imagem Medieval com identificação
2 – Entrevista com pessoa com idade avançada sobre Medos na
Infância
3 – Representação do medo infantil retratado na entrevista
como desenho ou algo similar
4 – Análise do Mural Medieval feito pela turma
5 – Relatório individual sobre a atividade total.
EXPLICAÇÕES SOBRE
CADA UMA DAS ETAPAS DO TRABALHO SOBRE MEDOS MEDIEVAIS
1 – Imagem Medieval com identificação
Procurar uma imagem que tenha
sido produzida entre 500 D.C e 1600 D.C. (o período ultrapassa o medieval mas
para o trabalho não importa) e
represente um medo da Idade Média.
No mural: Uma cópia da imagem
No Dossiê: uma cópia da imagem (pode ser reduzida em preto e
branco) e a descrição proposta. [1) Quando e onde foi feita? 2) Quem é o autor?
3) Qual técnica foi utilizada? 4) Descrever a imagem com suas palavras.]
(1 Atividade por
equipe)
2 – Entrevista com pessoa com idade avançada sobre Medos na
Infância
Deve ser feita a fim de conseguir uma descrição de um medo
da infância de uma pessoa com idade avançada (pode ser avô, avó, familiar, até mesmo um vizinho ou conhecido)
Entrevista deve ser gravada e transcrita nas palavras da
pessoa.
No dossiê: uma cópia da transcrição.
(1 Atividade por equipe)
3 – Representação do medo infantil retratado na entrevista
como desenho ou algo similar
Pode ser um desenho feito por um integrante da equipe, ou
uma colagem que represente o medo. Ou ainda uma foto, mosaico, montagem, etc.
Qualquer expressão que represente o medo é valida.
No mural: o original da equipe
No dossiê: uma cópia, pode ser Xerox ou foto impressa em
preto e branco, basta aparecer a imagem. (Recomenda-se uma pequena explicação
da imagem quando necessário)
(1 Atividade por equipe)
4 – Análise do Mural Medieval feito pela turma
Uma atividade por equipe. Respondendo as questões abaixo.
Importante: As respostas devem representar a opinião do grupo e conter respostas
relevantes. É antes de tudo um trabalho de crítica e reflexão.
a) O mural apresentado pela turma
representa uma comparação relevante entre os medos da idade média e dos tempos
de seus avós? Se sim, explique o motivo. Se não, aponte o que faltou para cumprir
tal tarefa.
b) Qual imagem da idade média que mais chamou a atenção do
grupo? Por que?
c) Qual imagem dos tempos de seus avós mais chamou a atenção
do grupo? Por que?
d) Quais as principais diferenças
entre as imagens da idade média e das imagens criadas pela turma para
representar os medos do tempo dos avós? Aponte diferenças na elaboração das
imagens, no contexto apresentado e na forma de representar o mundo.
e) Das imagens medievais aponte uma que representa uma
fantasia (imaginação) e uma que represente um fato concreto da realidade?
f) Das imagens do tempo de seus avós aponte uma que
representa uma fantasia (imaginação) e uma que represente um fato concreto da
realidade.
g) Como o grupo procedeu para fazer essa distinção entre uma
imagem que representa uma fantasia e uma imagem que representa um fato concreto
da realidade? Quais foram os padrões utilizados para distinguir realidade e
imaginação?
h) Na opinião do grupo, tendo em vista as imagens que foram
colecionadas no mural, é possível afirmar que os critérios de realidade e
ficção da idade média, do tempo de seus avós e da atualidade são diferentes?
Explique.
i) Para o grupo, como foi a experiência de transformar um
relato escrito em uma fonte iconográfica (imagem)? Seria possível apresentar o
relato de outra forma? Qual a importância da escolha da equipe para representar
o passado? Explique.
j) Depois de responder todas as questões anteriores, compare
o trabalho que realizaram com a tarefa de um historiador. O que um historiador
deve fazer para compreender o passado?
(1 Atividade por equipe)
5 – Relatório individual sobre a atividade total.
Elaborar uma redação sobre o tema: “Afinal de contas, para
que serve o medo?” em que utilize algum elemento presente no mural da sala para
argumentar. (mínimo 25 linhas)
(1 Atividade por ALUNO - INDIVIDUAL)
EXERCÍCIOS DE REVISÃO
E PONTUAÇÃO EXTRA
Serão disponibilizados 3 Formulários on-line de exercícios.
Devem ser feitos até a data da prova (servem inclusive de revisão). Portanto, o
prazo final de sua elaboração é no dia da prova. (Tentarei disponibilizar vídeo
sobre o tema para vocês assistirem).
www.ivanfurmann.blogspot.com
* Pólis Gregas
* Roma: da cidade ao império
* Idade Média
PROVA
Cairá todo o conteúdo aplicado ensinado durante o trimestre.
Valor total 10,0.