segunda-feira, 7 de maio de 2018

[História 1º Ano] RPG e regras da atividade

Trabalho - RPG Civilizações


RPG CIVILIZAÇÕES

Regras do trabalho

Trabalho em formato RPG (Real Playing Game).
(O que isso significa? Que o trabalho será baseado num jogo cooperativo, em que interações reais irão definir o vencedor, não basta fazer o trabalho bem feito, é preciso convencer a cooperação)

A proposta é incluir todos os alunos do primeiro ano do ensino médio em uma competição colaborativa. Objetivo do jogo é criar uma civilização e convencer a comunidade do IFC que ela é a melhor civilização possível.

PRÊMIO: Será concedido prêmio para equipe vencedora. (O prêmio será revelado apenas no final, para evitar que os alunos só se interessem ou não pela atividade devido ao prêmio)

PONTUAÇÃO NA DISCIPLINA
(1ª FASE – 7,0) - Avaliação do grupo.
(2º FASE – 2,0) – Avaliação do grupo.
(3º FASE -1,0)  - Avaliação da participação total da sala.
BÔNUS 0,5 PARA SALA DA EQUIPE QUE SE APOIA SEJA VENCEDORA.

FORMANDO OS GRUPOS
Sala será dividida em 6 grupos mais próximos a igualdade possível. (numero máximo não pode variar de 1 integrante) Ex. 40 alunos – 6 equipes – (4 com 7) (2 com 6)
Para divisão serão escolhidos em cada sala 6 Colonizadores. O professor irá escolher os colonizadores mestres. Os critérios serão subjetivos, mas o professor irá considerar o desempenho durante o primeiro trimestre.
BONIFICAÇÃO DE LIDERANÇA - Caso a equipe apresente todas as atividades requisitadas durante a atividade o colonizador mestre irá ganhar (0,5 ponto a mais no total do trabalho)

O restante da equipe será por agregação. Nenhum aluno ficará de fora de equipes. Todos devem participar das atividades. As equipes terão que ser parelhas. A divisão completa ocorrerá no primeiro dia de atividade no momento do sorteio da localização da equipe.

1ª FASE – CONSTRUINDO UMA CIVILIZAÇÃO
A equipe irá escolher um dos 6 territórios possíveis.

A escolha será com base no sorteio cego de números do território no momento em que o professor anunciar os colonizadores em sala de aula.

Cada território terá características físicas e um desafio para as equipes. O mapa será disponibilizado para as equipes e também será descrito o desafio conforme as 6 localidades abaixo:

NÃO EXISTE TERRA VIRGEM!!!

1 – Região montanhosa.
Características físicas: Esse região montanhosa contem litoral com a falésias e escarpas, o que dificulta o embarque e desembarque de navios em seu litoral. Existem apenas dois espaços para navios atracarem, um na região norte, outro na parte sul. Montanhas de difícil acesso. Sobre tais montanhas nasce o mais importante rio do continente que atravessa os territórios.
Traços Arqueológicos: Existem dois sinais arqueológicos importantes. Uma cadeia de tuneis que atravessam as montanhas e que apresentam sinais de terem sido construídos artificialmente. Também existe a imagem de duas pessoas esculpidas na montanha numa das regiões mais altas do local. O rio começa com uma cachoeira na região. 
Perfil ambiental: Pouco se sabe sobre a ecologia da região. Existem alguns predadores que vivem em montanhas, algumas espécies de caprinhos e outros animais típicos de regiões altas.

2 – Região planície rochosa (semi-desértico)
Características físicas: As montanhas cessam e inicia uma parte semi-arida. Apenas gramíneas baixas. Os ventos que sopram de sudoeste para nordeste impedem acúmulo de nuvens. A presença de um grande rio proveniente das montanhas garante a possibilidade de agricultura.
Traços Arqueológicos: Nessa região encontram-se além de saídas dos tuneis que atravessam as montanhas a presença de estradas, com pavimentação de pedras que atravessam o território e levam das montanhas para a região desértica do continente.
Perfil ambiental: Por ser uma parte parecida com savana, existem bandos de cervos e outros animais. Também existe importante espécie de felino predador, porém pouco conhecido devido a furtividade.

3 – Região floresta tropical.
Características físicas: região baixa e úmida, repleta de floresta densa e com um grande rio que desemboca no mar na costa leste do continente. No local se concentra grande quantidade de chuvas.  
Traços Arqueológicos: Nessa região existe abundante cerâmica antiga, bem como traços de barragens feitas em alguns pontos do rio. Também se encontram instrumentos musicais e outros utensílios descartados na margem do rio e mais raramente em espaços de clareira da mata.
Perfil ambiental: Além dos predadores de rio típicos, como jacarés e peixes predadores, a região abriga importante espécie de víbora que é conhecida como exterminadora de homens devido a seu veneno super tóxico.

4 – Região alagado
Características físicas: região mais baixo do continente. Metade do espaço, próximo ao mar, permanece alagado durante todo o ano, por água salobra, o que limita o seu uso para agricultura, caracterizando-se como manguezal. A outra parte do terreno é cultivável por ter concentração menor de sal, tendo palmeiras como principal planta, porém permanece como local encharcado durante boa parte do ano.
Traços Arqueológicos: Nessa região existem poucos traços da presença de homens, apenas algumas pilhas de restos de conchas similares aos sambaquis do Brasil. Também existe misteriosa região de fronteira a Oeste de onde se ouve rumores.
Perfil ambiental: Região alagada que detem jacarés e outras espécies de pântano. Uma riqueza da região é a presença abundante de caraguejos. Especula-se sobre a presença de espécie de felino predador na região, porém não se tem muitas informações sobre a espécie. Por ser berçário marinho a região litorânea, apesar de difícil acesso, é recheada de vida marinha.

5 – Região árida desértica
Características físicas: Região quente durante o dia e fria durante a noite. Não detém suprimento de água além de pequenos afloramentos conhecidos como oásis. O clima severo cria tempestades de areia no interior, já o litoral encontra-se praias relativamente calmas, mas que convivem com o problema do deslocamento de dunas.
Traços Arqueológicos: No centro desse território encontram-se ruínas de uma cidade antiga e também um grande templo. Diversas imagens e estátuas estão presentes na região. Além disso existem estradas que saem das montanhas e ligam até as ruínas desse Antigo templo. Ali ainda existem inscrições de uma língua desconhecida nas paredes das ruínas. Em território a leste existe a suspeita da presença de outra espécie hominídea.
Perfil ambiental: As espécies de animais e vegetais da região se adaptaram ao clima de grande variação de temperatura. Sobrevivem nos oásis e no litoral sul. Duas espécies peçonhentas chamam a atenção. Espécie de cobra semelhante a cascavel americana que tem potente veneno e é conhecida como morte do deserto. E uma espécie de escorpião abundante porém com veneno que não chega a causar problemas sérios de saúde.

6 – Região litoral recortado (ilha)
Características físicas: A ilha do último território não detém rio. A única fonte de água é caustica, pois provém de um lago vulcânico no centro da ilha. O litoral tem diversos portos naturais. Além disso, a vida marinha é abundante no recife de corais que cerca a ilha.
Traços Arqueológicos: Poucos são os traços da presença de seres humanos na região. Apenas uma grande estátua de caveira presente na entrada do Lago, o que serve de aviso para não entrar no lago sobre o risco de morte. 
Perfil ambiental: As espécies vegetais são herbáceas. A fauna marinha é abundante e detém diversas espécies de peixes, moluscos, mamíferos marinhos e outros. Também existe grande quantidade de aves marinhas na região, sendo importante ponto de nidação das mesmas. No mar o principal predador são as diveras espécies de tubarão. Em terra não existem predadores grandes, porém as aves controlam-se entre si, atacando o ninho uma das outras.

Espaço Neutro: Desconhecido. Pode ser espaço aonde ainda habitam animais de espécie deconhecida, possivelmente do gênero Homo (portanto hominídeos) e que alguns especulam tratar-se do ultimo grupo de Homo Floresiensis.

A partir de então irá montar uma apresentação de slides para apresentar sua civilização. Nessa primeira etapa a única obrigatoriedade é a apresentação de slides.
Caso os alunos queiram apresentar outras coisas nessa fase é totalmente opcional, porém a apresentação não pode ultrapassar o tempo estabelecido.
A apresentação será feita de forma livre. Pode-se utilizar qualquer recurso além dos slides. Porém serão apenas 12min. de apresentação. Número máximo de slides: 12 sildes. O professor irá controlar a apresentação com cronometro. Acabando o tempo a equipe deve terminar imediatamente a apresentação. O intervalo entre apresentações não pode ultrapassar 3 minutos. A ordem das apresentações será igual a do sorteio inicial.

Tópicos que podem aparecer caso a equipe considere pertinente (caso considere algum desses itens desnecessário não é preciso incluir):

Nome da Civilização
Identidade visual – (cor, desenho, símbolo, mito de origem, etc)
Estrutura Social (com ou sem classes, grupos, castas – Terá escravidão ou não?)
Organização Política (quem manda? Rei, grupo, democracia, presidente, representantes, etc)
Economia (como se mantém? O que produz...)
Leis – (Tem ou não? O que está escrito nelas, etc.)
Habitação comum.
Correlação com o meio ambiente. Correlação com a História local.
Religião (Deus, deuses, símbolo, etc.)
Defesa (Como se defende de outros povos?)
Instituições, Moeda, Invenções, alfabeto. etc.
(existe liberdade para criar o que se considerar adequado)

ELEIÇÃO DA PRIMEIRA ETAPA
Após a apresentação das 6 equipes (12minx6) – 72 minutos (aula tem 90 minutos). Será realizada votação da melhor equipe pela sala. Cada aluno receberá uma cédula onde deve indicar equipe que participa e equipe que vota.

Cada aluno pode votar em uma equipe que não seja a sua. Na cédula de votação será preciso colocar o nome da equipe a que pertence e a equipe que vota como melhor que não a sua.

Passarão para a segunda fase... a equipe mais votada e uma equipe escolhida pelo professor.  (Passando duas equipes por sala)

Cada equipe receberá uma nota de 0 a 7 pela apresentação

- O resultado será divulgado na aula seguinte.

DATAS PRIMEIRA FASE

11 A 14 DE JUNHO
11/06 – 1 Quimi e 1Info3
12/06 – 1info2 e 1Agro2
13/06 – 1Agro1
14/06 – 1info1 e 1Agro3


2ª FASE – COLISÃO DE CIVILIZAÇÕES

As equipes VENCEDORAS DA PRIMEIRA FASE terão que realizar três tarefas.
1 – Criar uma bandeira (em tecido e formato retangular) ou flâmula (tecido ou outro material, formato livre) ou estandarte (insígnia ou) que representa a sua civilização.
2 – Estabelecer Termos (regras) para o Domínio. (Essas condições devem ser registradas dentro de uma lógica de duas (2) concessões e quatro (4) obrigações aos povos dominados). (Obs. O professor entregará modelo de Termos para Domínio)
3 Estabelecer um PLANO DE CONQUISTA BÉLICO. Apontando 3 (três) civilizações (das 4 (quatro) eliminadas na primeira fase) que seriam atacadas belicamente, em ordem de prioridades, sendo alvos numa invasão as civilizações vizinhas da sala. (Esse documento deve ser sigiloso e só vai ser utilizado em caso de empate). Ex. Primeiramente atacaremos a civilização A. Em segundo lugar a civilização B. Em terceiro a civilização C. (Obs. O professor entregará modelo de Plano de conquista bélico)

As equipes apresentarão os seus termos e bandeira (flâmula ou estandarte) para a turma. Porém o Plano de conquista bélico será entregue lacrado para o professor e será secreto no dia da apresentação)

Tempo de apresentação (de cada equipe – 5 a 10 minutos)

DATAS

2 A 5 DE JULHO
02/07 – 1 Quimi e 1Info3
03/07 – 1info2 e 1Agro2
04/07 – 1Agro1
05/07 – 1info1 e 1Agro3

DEVOLUTIVA DOS TERMOS E ESCOLHA DA EQUIPE DA SALA

Será dado uma semana para as 4 equipes eliminadas na primeira fase escolherem qual das duas equipes deve prevalecer. O voto é por equipe. Para tanto as equipes irão escrever uma (DECLARAÇÃO DE NEGAÇÃO/REPÚDIO) ou (DECLARAÇÃO DE ASSENTIMENTO/ADESÃO) para cada civilização finalista. Na primeira deve-se registrar os motivos pelos quais se nega a dominação daquela civilização. Na segunda explicar porque aceita a dominação. Perceba que a dominação não precisa ser necessariamente bélica nem baseada na violência, ela pode ser consentida. (Obs. Professor irá entregar um modelo das declarações para as equipes)
Não é preciso aceitar uma das duas civilizações. Pode-se rejeitar as duas. Ou se aceitar as duas. As equipes que foram eliminadas na primeira fase decidem o que pretendem fazer.

A equipe que teve maior número de aceitações se tornará a equipe representante da turma se tiver ao menos duas civilizações que aceitaram a dominação.

Caso o numero de civilizações que se submeteram seja uma ou zero em ambas as equipes vencedoras da primeira fase. Será aberto o PLANO DE CONQUISTA BÉLICO. Ou, quando existir empate entre as equipes em termos de quantidade de civilizações que aderiram ao império. Seguindo-se a ordem de prioridades serão computados 1 ponto para cada civilização que se negou a unir ao império. Cessando de pontuar se indicar uma civilização que entregou termo de assentimento.

Persistindo o empate, mesmo com a situação de guerra, quem decidirá o representante da turma será o professor com base no que foi proposto pelas equipes.

DATA DA ENTREGA DOS TERMOS E ESCOLHA DA EQUIPE VENCEDORA DA SALA
9 A 12 DE JULHO
09/07 – 1 Quimi e 1Info3
10/07 – 1info2 e 1Agro2
11/07 – 1Agro1
12/07 – 1info1 e 1Agro3

A nota será atribuída as equipes que realizarem as atividades requeridas.

3ª FASE

Equipes vencedoras de cada sala se enfrentam. O objetivo é expor a civilização campeã da sala e fazê-la ser escolhida dentro de uma votação geral aberta ao público.  

O que as equipes vencedoras irão fazer?
Expor em dia determinado pelo professor:
- Cartaz que explica a civilização. (pode ser utilizada a apresentação de slide como padrão. Cada equipe irá fazer um cartaz em tamanho cartolina com o nome da civilização e características que quiser destacar).
- A bandeira ou flâmula ou estandarte apresentado na segunda fase
- 1 objeto ou maquete ou escultura ou outra coisa qualquer que represente aquela civilização.

Data da exposição
08 a 09 de Agosto – Exposição (Para todas as turmas)
O que as equipes que perderam irão realizar?

As cinco equipes de cada sala estarão disponíveis para ajudar o vencedor da sala. Entretanto logo após a divulgação do resultado na ultima semana de aulas de julho será sorteado por meio de sorteio uma equipe que irá era a equipe traidora da sala. No papel do sorteio será indicada uma turma pela qual a equipe traidora deverá auxiliar a vencer.

Caso a equipe da sala seja a vencedora as 4 equipes alidas da sala ganharão 0,5 a mais no trabalho. Também ganhará 0,5 a equipe traidora de outra sala que ajudou a vencedora da terceira fase.

A equipe traidora somente ganhará 0,5 se a sua aliada secreta vencer.

O aluno que votar on-line ganhará 1,0 ponto na disciplina

EQUIPE TRAIDORA
Uma equipe da sala será sorteada para ser o traidor do império (vencedor da sala). Essa equipe terá que apoiar o vencedor de outra sala. Essa equipe ganhará ponto extra (1,0) se a equipe da outra sala ganhar a votação, porém isso só acontecerá se a equipe traidora não for descoberta. Precisa ser sigiloso e não pode ser revelado durante o jogo, caso seja descoberta a equipe traidora e a sala denuncie para o professor acertando a equipe traidora, essa equipe não ganhará ponto extra. Já o restante da sala ganhará 0,5 ponto mesmo que não vença a votação final.
Cada equipe poderá denunciar apenas uma equipe como traidora. Fazendo a denúncia equivocada, a equipe não poderá ganhar ponto extra em hipótese alguma.
Então a denúncia só pode ser feita se existir a certeza de quem é traidor.
Cuidado com falsas informações, inclusive pensem bem se existe algum motivo para passar informação errada.
Atenção - Não criem inimizades por 0,5 pontos extras de um trabalho!
As denúncias só poderão ser realizadas via e-mail ivan.furmann@ifc.edu.br entre os dias 10 e 14 de Agosto. 

COMO SERÁ A VOTAÇÃO DA 3ª FASE
A Votação ocorrerá entre os dias 10 e 14 de Agosto.
O link da votação será encaminhado aos alunos por mensagem via sistema Sigaa. Cabe a sala divulgar o link. Os votos serão secretos.


Para votar será preciso colocar nome e e-mail.

Caso o voto seja considerado dado por pessoa inexistente ou forjado de qualquer forma, a equipe será eliminada a critério do professor. Eventuais denúncias poderão ser feitas via e-mail ivan.furmann@ifc.edu.br – Cabe destacar que serão encaminhados e-mail para confirmar o voto em caso de suspeita.

Os votos terão pesos diferentes.

Voto de aluno do IFC do Primeiro ano – Peso 1,0
Voto de aluno do IFC de outra série ou curso ou de alguém comunidade externa – Peso 1,0
Professor ou TAE do IFC campus Araquari que não seja professor da turma – peso 5,0
Professor do IFC campus Araquari que ministre aula para a turma – Peso 15,0

 Quem acumular maior numero de pontos ganhará a terceira fase.

Para votar será preciso indicar os seguintes itens
Nome
Turma
E-mail
Característica do voto
Civilização escolhida

Resultado final será indicado no dia 15 de Agosto – 9:30 as 9:45 na Cantina do IFC Campus Araquari.


RESOLUÇÕES FINAIS

O professor Ivan Furmann é o mestre o jogo, portanto ele decide sobre questões não descritas nesse conjunto de regras.

Eventuais problemas com datas ou tempo poderão ser ajustados conforme as necessidades.

O objetivo do trabalho é imaginar, debater e pensar em características dos povos e civilizações.

Sejam sempre maduros o suficiente para compreender que a vitória não importa tanto quanto o prazer de fazer o melhor e aprender convivendo.

Nesse jogo só se vence com aqueles que anteriormente perderam, por isso se perde quando não se presta atenção no próximo.

OBJETIVO PEDAGÓGICO DA ATIVIDADE: Refletir sobre como as civilizações nasceram, desenvolveram-se e mantiveram-se.