Trabalho - RPG Civilizações
RPG CIVILIZAÇÕES
Regras
do trabalho
Trabalho
em formato RPG (Real Playing Game).
(O
que isso significa? Que o trabalho será baseado num jogo cooperativo, em que
interações reais irão definir o vencedor, não basta fazer o trabalho bem feito,
é preciso convencer a cooperação)
A
proposta é incluir todos os alunos do primeiro ano do ensino médio em uma
competição colaborativa. Objetivo do jogo é criar uma civilização e convencer a
comunidade do IFC que ela é a melhor civilização possível.
PRÊMIO:
Será concedido prêmio para equipe vencedora. (O prêmio será revelado apenas no
final, para evitar que os alunos só se interessem ou não pela atividade devido
ao prêmio)
PONTUAÇÃO
NA DISCIPLINA
(1ª
FASE – 7,0) - Avaliação do grupo.
(2º
FASE – 2,0) – Avaliação do grupo.
(3º
FASE -1,0) - Avaliação da participação
total da sala.
BÔNUS
0,5 PARA SALA DA EQUIPE QUE SE APOIA SEJA VENCEDORA.
FORMANDO
OS GRUPOS
Sala
será dividida em 6 grupos mais próximos a igualdade possível. (numero máximo
não pode variar de 1 integrante) Ex. 40 alunos – 6 equipes – (4 com 7) (2 com
6)
Para
divisão serão escolhidos em cada sala 6 Colonizadores. O professor irá escolher
os colonizadores mestres. Os critérios serão subjetivos, mas o professor irá
considerar o desempenho durante o primeiro trimestre.
BONIFICAÇÃO
DE LIDERANÇA - Caso a equipe apresente todas as atividades requisitadas durante
a atividade o colonizador mestre irá ganhar (0,5 ponto a mais no total do trabalho)
O
restante da equipe será por agregação. Nenhum aluno ficará de fora de equipes.
Todos devem participar das atividades. As equipes terão que ser parelhas. A
divisão completa ocorrerá no primeiro dia de atividade no momento do sorteio da
localização da equipe.
1ª
FASE – CONSTRUINDO UMA CIVILIZAÇÃO
A
equipe irá escolher um dos 6 territórios possíveis.
A
escolha será com base no sorteio cego de números do território no momento em
que o professor anunciar os colonizadores em sala de aula.
Cada
território terá características físicas e um desafio para as equipes. O mapa
será disponibilizado para as equipes e também será descrito o desafio conforme
as 6 localidades abaixo:
NÃO
EXISTE TERRA VIRGEM!!!
1
– Região montanhosa.
Características
físicas: Esse região montanhosa contem litoral com a falésias e escarpas, o que
dificulta o embarque e desembarque de navios em seu litoral. Existem apenas
dois espaços para navios atracarem, um na região norte, outro na parte sul.
Montanhas de difícil acesso. Sobre tais montanhas nasce o mais importante rio
do continente que atravessa os territórios.
Traços
Arqueológicos: Existem dois sinais arqueológicos importantes. Uma cadeia de
tuneis que atravessam as montanhas e que apresentam sinais de terem sido construídos
artificialmente. Também existe a imagem de duas pessoas esculpidas na montanha
numa das regiões mais altas do local. O rio começa com uma cachoeira na
região.
Perfil
ambiental: Pouco se sabe sobre a ecologia da região. Existem alguns predadores
que vivem em montanhas, algumas espécies de caprinhos e outros animais típicos
de regiões altas.
2
– Região planície rochosa (semi-desértico)
Características
físicas: As montanhas cessam e inicia uma parte semi-arida. Apenas gramíneas
baixas. Os ventos que sopram de sudoeste para nordeste impedem acúmulo de
nuvens. A presença de um grande rio proveniente das montanhas garante a
possibilidade de agricultura.
Traços
Arqueológicos: Nessa região encontram-se além de saídas dos tuneis que
atravessam as montanhas a presença de estradas, com pavimentação de pedras que
atravessam o território e levam das montanhas para a região desértica do
continente.
Perfil
ambiental: Por ser uma parte parecida com savana, existem bandos de cervos e
outros animais. Também existe importante espécie de felino predador, porém
pouco conhecido devido a furtividade.
3
– Região floresta tropical.
Características
físicas: região baixa e úmida, repleta de floresta densa e com um grande rio
que desemboca no mar na costa leste do continente. No local se concentra grande
quantidade de chuvas.
Traços
Arqueológicos: Nessa região existe abundante cerâmica antiga, bem como traços
de barragens feitas em alguns pontos do rio. Também se encontram instrumentos
musicais e outros utensílios descartados na margem do rio e mais raramente em
espaços de clareira da mata.
Perfil
ambiental: Além dos predadores de rio típicos, como jacarés e peixes
predadores, a região abriga importante espécie de víbora que é conhecida como
exterminadora de homens devido a seu veneno super tóxico.
4
– Região alagado
Características
físicas: região mais baixo do continente. Metade do espaço, próximo ao mar,
permanece alagado durante todo o ano, por água salobra, o que limita o seu uso
para agricultura, caracterizando-se como manguezal. A outra parte do terreno é
cultivável por ter concentração menor de sal, tendo palmeiras como principal
planta, porém permanece como local encharcado durante boa parte do ano.
Traços
Arqueológicos: Nessa região existem poucos traços da presença de homens, apenas
algumas pilhas de restos de conchas similares aos sambaquis do Brasil. Também
existe misteriosa região de fronteira a Oeste de onde se ouve rumores.
Perfil
ambiental: Região alagada que detem jacarés e outras espécies de pântano. Uma
riqueza da região é a presença abundante de caraguejos. Especula-se sobre a
presença de espécie de felino predador na região, porém não se tem muitas
informações sobre a espécie. Por ser berçário marinho a região litorânea,
apesar de difícil acesso, é recheada de vida marinha.
5
– Região árida desértica
Características
físicas: Região quente durante o dia e fria durante a noite. Não detém
suprimento de água além de pequenos afloramentos conhecidos como oásis. O clima
severo cria tempestades de areia no interior, já o litoral encontra-se praias
relativamente calmas, mas que convivem com o problema do deslocamento de dunas.
Traços
Arqueológicos: No centro desse território encontram-se ruínas de uma cidade
antiga e também um grande templo. Diversas imagens e estátuas estão presentes
na região. Além disso existem estradas que saem das montanhas e ligam até as
ruínas desse Antigo templo. Ali ainda existem inscrições de uma língua
desconhecida nas paredes das ruínas. Em território a leste existe a suspeita da
presença de outra espécie hominídea.
Perfil
ambiental: As espécies de animais e vegetais da região se adaptaram ao clima de
grande variação de temperatura. Sobrevivem nos oásis e no litoral sul. Duas
espécies peçonhentas chamam a atenção. Espécie de cobra semelhante a cascavel
americana que tem potente veneno e é conhecida como morte do deserto. E uma
espécie de escorpião abundante porém com veneno que não chega a causar
problemas sérios de saúde.
6
– Região litoral recortado (ilha)
Características
físicas: A ilha do último território não detém rio. A única fonte de água é
caustica, pois provém de um lago vulcânico no centro da ilha. O litoral tem
diversos portos naturais. Além disso, a vida marinha é abundante no recife de
corais que cerca a ilha.
Traços
Arqueológicos: Poucos são os traços da presença de seres humanos na região. Apenas
uma grande estátua de caveira presente na entrada do Lago, o que serve de aviso
para não entrar no lago sobre o risco de morte.
Perfil
ambiental: As espécies vegetais são herbáceas. A fauna marinha é abundante e
detém diversas espécies de peixes, moluscos, mamíferos marinhos e outros.
Também existe grande quantidade de aves marinhas na região, sendo importante
ponto de nidação das mesmas. No mar o principal predador são as diveras
espécies de tubarão. Em terra não existem predadores grandes, porém as aves
controlam-se entre si, atacando o ninho uma das outras.
Espaço
Neutro: Desconhecido. Pode ser espaço aonde ainda habitam animais de espécie
deconhecida, possivelmente do gênero Homo (portanto hominídeos) e que alguns
especulam tratar-se do ultimo grupo de Homo
Floresiensis.
A
partir de então irá montar uma apresentação de slides para apresentar sua
civilização. Nessa primeira etapa a única obrigatoriedade é a apresentação de
slides.
Caso
os alunos queiram apresentar outras coisas nessa fase é totalmente opcional,
porém a apresentação não pode ultrapassar o tempo estabelecido.
A
apresentação será feita de forma livre. Pode-se utilizar qualquer recurso além
dos slides. Porém serão apenas 12min. de apresentação. Número máximo de slides:
12 sildes. O professor irá controlar a apresentação com cronometro. Acabando o
tempo a equipe deve terminar imediatamente a apresentação. O intervalo entre
apresentações não pode ultrapassar 3 minutos. A ordem das apresentações será
igual a do sorteio inicial.
Tópicos
que podem aparecer caso a equipe considere pertinente (caso considere algum
desses itens desnecessário não é preciso incluir):
Nome
da Civilização
Identidade
visual – (cor, desenho, símbolo, mito de origem, etc)
Estrutura
Social (com ou sem classes, grupos, castas – Terá escravidão ou não?)
Organização
Política (quem manda? Rei, grupo, democracia, presidente, representantes, etc)
Economia
(como se mantém? O que produz...)
Leis
– (Tem ou não? O que está escrito nelas, etc.)
Habitação
comum.
Correlação
com o meio ambiente. Correlação com a História local.
Religião
(Deus, deuses, símbolo, etc.)
Defesa
(Como se defende de outros povos?)
Instituições,
Moeda, Invenções, alfabeto. etc.
(existe
liberdade para criar o que se considerar adequado)
ELEIÇÃO
DA PRIMEIRA ETAPA
Após
a apresentação das 6 equipes (12minx6) – 72 minutos (aula tem 90 minutos). Será
realizada votação da melhor equipe pela sala. Cada aluno receberá uma cédula
onde deve indicar equipe que participa e equipe que vota.
Cada
aluno pode votar em uma equipe que não seja a sua. Na cédula de votação será
preciso colocar o nome da equipe a que pertence e a equipe que vota como melhor
que não a sua.
Passarão
para a segunda fase... a equipe mais votada e uma equipe escolhida pelo
professor. (Passando duas equipes por
sala)
Cada
equipe receberá uma nota de 0 a 7 pela apresentação
-
O resultado será divulgado na aula seguinte.
DATAS
PRIMEIRA FASE
11
A 14 DE JUNHO
11/06
– 1 Quimi e 1Info3
12/06
– 1info2 e 1Agro2
13/06
– 1Agro1
14/06
– 1info1 e 1Agro3
2ª
FASE – COLISÃO DE CIVILIZAÇÕES
As
equipes VENCEDORAS DA PRIMEIRA FASE terão que realizar três tarefas.
1
– Criar uma bandeira (em tecido e formato retangular) ou flâmula (tecido ou
outro material, formato livre) ou estandarte (insígnia ou) que representa a sua
civilização.
2
– Estabelecer Termos (regras) para o Domínio. (Essas condições devem ser
registradas dentro de uma lógica de duas (2) concessões e quatro (4) obrigações
aos povos dominados). (Obs. O professor entregará modelo de Termos para
Domínio)
3
Estabelecer um PLANO DE CONQUISTA BÉLICO. Apontando 3 (três) civilizações (das
4 (quatro) eliminadas na primeira fase) que seriam atacadas belicamente, em
ordem de prioridades, sendo alvos numa invasão as civilizações vizinhas da
sala. (Esse documento deve ser sigiloso e só vai ser utilizado em caso de
empate). Ex. Primeiramente atacaremos a civilização A. Em segundo lugar a
civilização B. Em terceiro a civilização C. (Obs. O professor entregará modelo
de Plano de conquista bélico)
As
equipes apresentarão os seus termos e bandeira (flâmula ou estandarte) para a
turma. Porém o Plano de conquista bélico será entregue lacrado para o professor
e será secreto no dia da apresentação)
Tempo
de apresentação (de cada equipe – 5 a 10 minutos)
DATAS
2
A 5 DE JULHO
02/07
– 1 Quimi e 1Info3
03/07
– 1info2 e 1Agro2
04/07
– 1Agro1
05/07
– 1info1 e 1Agro3
DEVOLUTIVA
DOS TERMOS E ESCOLHA DA EQUIPE DA SALA
Será
dado uma semana para as 4 equipes eliminadas na primeira fase escolherem qual
das duas equipes deve prevalecer. O voto é por equipe. Para tanto as equipes
irão escrever uma (DECLARAÇÃO DE NEGAÇÃO/REPÚDIO) ou (DECLARAÇÃO DE ASSENTIMENTO/ADESÃO)
para cada civilização finalista. Na primeira deve-se registrar os motivos pelos
quais se nega a dominação daquela civilização. Na segunda explicar porque
aceita a dominação. Perceba que a dominação não precisa ser necessariamente
bélica nem baseada na violência, ela pode ser consentida. (Obs. Professor irá
entregar um modelo das declarações para as equipes)
Não
é preciso aceitar uma das duas civilizações. Pode-se rejeitar as duas. Ou se
aceitar as duas. As equipes que foram eliminadas na primeira fase decidem o que
pretendem fazer.
A
equipe que teve maior número de aceitações se tornará a equipe representante da
turma se tiver ao menos duas civilizações que aceitaram a dominação.
Caso
o numero de civilizações que se submeteram seja uma ou zero em ambas as equipes
vencedoras da primeira fase. Será aberto o PLANO DE CONQUISTA BÉLICO. Ou,
quando existir empate entre as equipes em termos de quantidade de civilizações
que aderiram ao império. Seguindo-se a ordem de prioridades serão computados 1
ponto para cada civilização que se negou a unir ao império. Cessando de pontuar
se indicar uma civilização que entregou termo de assentimento.
Persistindo
o empate, mesmo com a situação de guerra, quem decidirá o representante da
turma será o professor com base no que foi proposto pelas equipes.
DATA
DA ENTREGA DOS TERMOS E ESCOLHA DA EQUIPE VENCEDORA DA SALA
9
A 12 DE JULHO
09/07
– 1 Quimi e 1Info3
10/07
– 1info2 e 1Agro2
11/07
– 1Agro1
12/07
– 1info1 e 1Agro3
A
nota será atribuída as equipes que realizarem as atividades requeridas.
3ª
FASE
Equipes
vencedoras de cada sala se enfrentam. O objetivo é expor a civilização campeã
da sala e fazê-la ser escolhida dentro de uma votação geral aberta ao público.
O
que as equipes vencedoras irão fazer?
Expor
em dia determinado pelo professor:
-
Cartaz que explica a civilização. (pode ser utilizada a apresentação de slide
como padrão. Cada equipe irá fazer um cartaz em tamanho cartolina com o nome da
civilização e características que quiser destacar).
-
A bandeira ou flâmula ou estandarte apresentado na segunda fase
-
1 objeto ou maquete ou escultura ou outra coisa qualquer que represente aquela
civilização.
Data
da exposição
08
a 09 de Agosto – Exposição (Para todas as turmas)
O
que as equipes que perderam irão realizar?
As
cinco equipes de cada sala estarão disponíveis para ajudar o vencedor da sala.
Entretanto logo após a divulgação do resultado na ultima semana de aulas de
julho será sorteado por meio de sorteio uma equipe que irá era a equipe
traidora da sala. No papel do sorteio será indicada uma turma pela qual a
equipe traidora deverá auxiliar a vencer.
Caso
a equipe da sala seja a vencedora as 4 equipes alidas da sala ganharão 0,5 a
mais no trabalho. Também ganhará 0,5 a equipe traidora de outra sala que ajudou
a vencedora da terceira fase.
A
equipe traidora somente ganhará 0,5 se a sua aliada secreta vencer.
O
aluno que votar on-line ganhará 1,0 ponto na disciplina
EQUIPE
TRAIDORA
Uma
equipe da sala será sorteada para ser o traidor do império (vencedor da sala).
Essa equipe terá que apoiar o vencedor de outra sala. Essa equipe ganhará ponto
extra (1,0) se a equipe da outra sala ganhar a votação, porém isso só
acontecerá se a equipe traidora não for descoberta. Precisa ser sigiloso e não
pode ser revelado durante o jogo, caso seja descoberta a equipe traidora e a
sala denuncie para o professor acertando a equipe traidora, essa equipe não
ganhará ponto extra. Já o restante da sala ganhará 0,5 ponto mesmo que não
vença a votação final.
Cada
equipe poderá denunciar apenas uma equipe como traidora. Fazendo a denúncia
equivocada, a equipe não poderá ganhar ponto extra em hipótese alguma.
Então
a denúncia só pode ser feita se existir a certeza de quem é traidor.
Cuidado
com falsas informações, inclusive pensem bem se existe algum motivo para passar
informação errada.
Atenção
- Não criem inimizades por 0,5 pontos extras de um trabalho!
As
denúncias só poderão ser realizadas via e-mail ivan.furmann@ifc.edu.br entre os dias 10 e 14 de Agosto.
COMO
SERÁ A VOTAÇÃO DA 3ª FASE
A
Votação ocorrerá entre os dias 10 e 14 de Agosto.
O
link da votação será encaminhado aos alunos por mensagem via sistema Sigaa.
Cabe a sala divulgar o link. Os votos serão secretos.
Para
votar será preciso colocar nome e e-mail.
Caso
o voto seja considerado dado por pessoa inexistente ou forjado de qualquer
forma, a equipe será eliminada a critério do professor. Eventuais denúncias
poderão ser feitas via e-mail ivan.furmann@ifc.edu.br – Cabe destacar que serão
encaminhados e-mail para confirmar o voto em caso de suspeita.
Os
votos terão pesos diferentes.
Voto
de aluno do IFC do Primeiro ano – Peso 1,0
Voto
de aluno do IFC de outra série ou curso ou de alguém comunidade externa – Peso 1,0
Professor
ou TAE do IFC campus Araquari que não seja professor da turma – peso 5,0
Professor
do IFC campus Araquari que ministre aula para a turma – Peso 15,0
Quem acumular maior numero de pontos ganhará a
terceira fase.
Para
votar será preciso indicar os seguintes itens
Nome
Turma
E-mail
Característica
do voto
Civilização
escolhida
Resultado
final será indicado no dia 15 de Agosto – 9:30 as 9:45 na Cantina do IFC Campus
Araquari.
RESOLUÇÕES FINAIS
O professor Ivan Furmann é o mestre o
jogo, portanto ele decide sobre questões não descritas nesse conjunto de regras.
Eventuais problemas com datas ou tempo
poderão ser ajustados conforme as necessidades.
O objetivo do trabalho é imaginar,
debater e pensar em características dos povos e civilizações.
Sejam sempre maduros o suficiente para
compreender que a vitória não importa tanto quanto o prazer de fazer o melhor e
aprender convivendo.
Nesse jogo só se vence com aqueles que
anteriormente perderam, por isso se perde quando não se presta atenção no
próximo.
OBJETIVO PEDAGÓGICO DA ATIVIDADE:
Refletir sobre como as civilizações nasceram, desenvolveram-se e mantiveram-se.