Michel Foucault e a história da ruptura
Foucault (Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 26 de
junho de 1984) foi um filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas
de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984.
Suas obras, desde a História da Loucura até a História da
sexualidade (a qual não pôde completar devido a sua morte) situam-se dentro de
uma filosofia do conhecimento. Suas teorias sobre o saber, o poder e o sujeito
romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é
considerado por certos autores, contrariando a sua própria opinião de si mesmo,
um pós-moderno. Seus primeiros trabalhos (História da Loucura, O Nascimento da
Clínica, As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber) seguem uma linha
estruturalista, o que não impede que seja considerado geralmente como um
pós-estruturalista devido a obras posteriores como Vigiar e Punir e A História
da Sexualidade. Além desses livros, são publicadas hoje em dia transcrições de
seus cursos realizados no Collège de France e inúmeras entrevistas, que
auxiliam na introdução ao pensamento deste autor.
Foucault trata principalmente do tema do poder, rompendo com
as concepções clássicas deste termo. Para ele, o poder não pode ser localizado
em uma instituição ou no Estado, o que tornaria impossível a "tomada de
poder" proposta pelos marxistas. O poder não é considerado como algo que o
indivíduo cede a um soberano (concepção contratual jurídico-política), mas sim
como uma relação de forças. Ao ser relação, o poder está em todas as partes,
uma pessoa está atravessada por relações de poder, não pode ser considerada
independente delas. Para Foucault, o poder não somente reprime, mas também
produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades, práticas e
subjetividades.
Para analisar o poder, Foucault estuda o poder disciplinar e
o biopoder, e os dispositivos da loucura e da sexualidade. Para isto, em lugar
de uma análise histórica, realiza uma genealogia, um estudo histórico que não
busca uma origem única e causal, mas que se baseia no estudo das
multiplicidades e das lutas. Também abriu novos campos no estudo da história e
da epistemologia.
Obras
" Doença Mental e Psicologia " , (1954)
História da loucura na idade clássica, 1961.
Nascimento da clínica, 1963;
As palavras e as coisas, 1966;
Arqueologia do saber, 1969;
Vigiar e punir, 1975;
História da sexualidade:
A vontade de saber, 1976;
O uso dos prazeres, 1984;
O Cuidado de Si, 1984;
Ditos e escritos, 2006;
Cursos do Collége de France (1970-1984)
A ordem do discurso; (1970) - Aula inaugural no Collège de
France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970
A vontade de saber; (1970-1971)
Teorias e instituições penais"; (1971-1972)
A sociedade punitiva; (1972-1973)
O poder psiquiátrico; (1973-1974)
Os anormais; (1974-1975)
Em defesa da sociedade; (1975-1976)
Segurança, território e população; (1977-1978)
Nascimento da biopolítica; (1978-1979)
Do governo dos vivos; (1979-1980)
Subjetividade e verdade; (1980-1981)
A hermenêutica do
sujeito; (1981-1982)
Le gouvernement
de soi et des autres; (1983)
Le gouvernement
de soi et des autres: le courage de la vérité (1984)
Três Fases do seu pensamento
1ª FASE – Discursos e Saberes (Arqueologia) de conhecimento
(ser-saber)
2ª FASE – Práticas e Poderes (Genealogia) de ação
(ser-poder)
3ª FASE – Si – sujeito (Ética) constituídos pela moral
(ser-consigo)
1ª Fase – História da
Loucura, O nascimento da clínica, A arqueologia do Saber, principal livro foi
“As palavras e as coisas” História arqueologia tem semelhança com a história
vista de baixo.
2º Fase – 1971 - Depois da Ordem do Discurso – Vigiar e
Punir, A verdade e as formas jurídicas, Primeiros livros da História da
Sexualidade Vol 1 e 2; Em defesa da sociedade
3ª Fase – Apenas o terceiro livro da História da Sexualidade
e também em alguns cursos antes de sua morte em 1984
Epistemes - Discurso – O discurso não é simplesmente aquilo
que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se
luta, o poder do qual nos queremos apoderar" Fonte: "A Ordem do
Discurso, p.10"
1) Não tem origem. Não está relacionado aos sujeitos.
2) Tem uma materialidade – opera proibições, exclusões ele
acaba delimitando áreas de privilégio (locais específicos) ONDE? COMO? QUEM?
ESPECIALIDADE? Regras da ABNT
Autor – Quando foi criado a idéia de autor – quem tem o
direito de dizer que é dono de uma idéia.
Poderes e Práticas.
Poder soberano – Poder antigo (visto a partir de um olhar
tradicional)
Poder normalizador ou poder da norma – disciplinar +
biopoder + outros
Poder disciplinar –
exerce sobre os corpos disciplina (vigilância (estar olhando todo o instante) /
sanção (pena por descumprir um determinado aspecto de controle) /
(ficha, catálogo, enumeração,)
(ficha, catálogo, enumeração,)
Biopoder – Taxa de mortalidade e natalidade (controle de
patente)
Sujeito – sem ter nas mãos as rédeas da história – o homem
está mais sujeitado do que é sujeito.
PANOPTICON
Penitenciária em formato de Panopticon |
Outra prisão com formato panopticon |
Ortopedia Social
deveria se comparar ao controle sobre as plantas que nascem tortas.
Preso sendo ressocializado a partir da disciplina e vigilância |
EXERCÍCIOS
1) Assinale as corretas e indique a somatória:
01) Foucault era um historiador francês que continuou o
legado do positivismo histórico.
02) Três domínios são destaques em Foucault: Saber; Poder;
Si.
04) O método usado por Foucault era o Dialético.
08) O método usado por Foucault era o arquegenealógico.
16) Foucault era um pensador ligado ao movimento operário e
por isso continuou o legado de Marx.
32) A forma de produção econômica determina a forma de
produção da verdade.
2) Assinale as corretas e indique a somatória, conforme o
livro “a Verdade e as formas jurídicas”:
01) O inquérito surgiu na Grécia e evolui até hoje.
02) A verdade produzida nos processos está em conformidade
com a historicidade de cada período e com as relações de poder-saber.
04) As diferenças do caso de Menelau e Antíloco e o caso do
Édipo são apenas formais, pois, afinal de contas, as formas de produzir a
verdade são apenas jogos e não têm relação com as formas de poder da sociedade.
08) Na Idade Média o duelo era uma forma justa de resolver
um litígio no direito germânico.
16) Panóptico é uma máquina futurista, assim como os robôs
de ficção científica, inventada por Bentham no século XVIII que poderia ver
todos os presos ao mesmo tempo a partir de alta tecnologia, portanto, Bentham
previu a criação das câmeras de vídeo.
32) Na sociedade disciplinar, além de controlar questões
gerais de direito, a norma disciplinar (ou disciplina), que não se confunde com
a norma ou a lei jurídica, define comportamentos éticos das pessoas através da
vigilância, de sanções e de exames.
3) Assinale as corretas e indique a somatória:
01) Um tema central em Foucault é o poder.
02) Foucault examina o poder apenas a partir da soberania
estatal.
04) O poder é um feixe de forças sociais, presente em toda a
sociedade, e serve como instrumento metodológico para entender a sociedade em
movimento.
08) O poder está presente em todas as relações sociais, por
isso Foucault analisa a micro-física do poder.
16) O Biopoder é o poder sobre a biosfera, sobre os animais
vivos e sobre as plantas. Por ele o homem exerce seu poder entre as coisas
vivas.
32) O poder não tem relação com o saber. São entes
diferentes e isolados.