quinta-feira, 14 de abril de 2016

[História da Educação] Michel Foucault e a História


Michel Foucault e a história da ruptura








Foucault (Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 26 de junho de 1984) foi um filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984.

Suas obras, desde a História da Loucura até a História da sexualidade (a qual não pôde completar devido a sua morte) situam-se dentro de uma filosofia do conhecimento. Suas teorias sobre o saber, o poder e o sujeito romperam com as concepções modernas destes termos, motivo pelo qual é considerado por certos autores, contrariando a sua própria opinião de si mesmo, um pós-moderno. Seus primeiros trabalhos (História da Loucura, O Nascimento da Clínica, As Palavras e as Coisas, A Arqueologia do Saber) seguem uma linha estruturalista, o que não impede que seja considerado geralmente como um pós-estruturalista devido a obras posteriores como Vigiar e Punir e A História da Sexualidade. Além desses livros, são publicadas hoje em dia transcrições de seus cursos realizados no Collège de France e inúmeras entrevistas, que auxiliam na introdução ao pensamento deste autor.
Foucault trata principalmente do tema do poder, rompendo com as concepções clássicas deste termo. Para ele, o poder não pode ser localizado em uma instituição ou no Estado, o que tornaria impossível a "tomada de poder" proposta pelos marxistas. O poder não é considerado como algo que o indivíduo cede a um soberano (concepção contratual jurídico-política), mas sim como uma relação de forças. Ao ser relação, o poder está em todas as partes, uma pessoa está atravessada por relações de poder, não pode ser considerada independente delas. Para Foucault, o poder não somente reprime, mas também produz efeitos de verdade e saber, constituindo verdades, práticas e subjetividades.

Para analisar o poder, Foucault estuda o poder disciplinar e o biopoder, e os dispositivos da loucura e da sexualidade. Para isto, em lugar de uma análise histórica, realiza uma genealogia, um estudo histórico que não busca uma origem única e causal, mas que se baseia no estudo das multiplicidades e das lutas. Também abriu novos campos no estudo da história e da epistemologia.

Obras
" Doença Mental e Psicologia " , (1954)
História da loucura na idade clássica, 1961.
Nascimento da clínica, 1963;
As palavras e as coisas, 1966;
Arqueologia do saber, 1969;
Vigiar e punir, 1975;
História da sexualidade:
A vontade de saber, 1976;
O uso dos prazeres, 1984;
O Cuidado de Si, 1984;
Ditos e escritos, 2006;

Cursos do Collége de France (1970-1984)
A ordem do discurso; (1970) - Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970
A vontade de saber; (1970-1971)
Teorias e instituições penais"; (1971-1972)
A sociedade punitiva; (1972-1973)
O poder psiquiátrico; (1973-1974)
Os anormais; (1974-1975)
Em defesa da sociedade; (1975-1976)
Segurança, território e população; (1977-1978)
Nascimento da biopolítica; (1978-1979)
Do governo dos vivos; (1979-1980)
Subjetividade e verdade; (1980-1981)
A hermenêutica do sujeito; (1981-1982)
Le gouvernement de soi et des autres; (1983)
Le gouvernement de soi et des autres: le courage de la vérité (1984)

Três Fases do seu pensamento

1ª FASE – Discursos e Saberes (Arqueologia) de conhecimento (ser-saber)
2ª FASE – Práticas e Poderes (Genealogia) de ação (ser-poder)
3ª FASE – Si – sujeito (Ética) constituídos pela moral (ser-consigo)

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1ª Fase – História da Loucura, O nascimento da clínica, A arqueologia do Saber, principal livro foi “As palavras e as coisas” História arqueologia tem semelhança com a história vista de baixo.

2º Fase – 1971 - Depois da Ordem do Discurso – Vigiar e Punir, A verdade e as formas jurídicas, Primeiros livros da História da Sexualidade Vol 1 e 2; Em defesa da sociedade

3ª Fase – Apenas o terceiro livro da História da Sexualidade e também em alguns cursos antes de sua morte em 1984

Epistemes - Discurso – O discurso não é simplesmente aquilo que traduz as lutas ou os sistemas de dominação, mas aquilo porque, pelo que se luta, o poder do qual nos queremos apoderar" Fonte: "A Ordem do Discurso, p.10"



1) Não tem origem. Não está relacionado aos sujeitos.
2) Tem uma materialidade – opera proibições, exclusões ele acaba delimitando áreas de privilégio (locais específicos) ONDE? COMO? QUEM? ESPECIALIDADE? Regras da ABNT
  

Autor – Quando foi criado a idéia de autor – quem tem o direito de dizer que é dono de uma idéia. éia de autor - quem QUEM? .  sua morte em 1984 

Poderes e Práticas.

Poder soberano – Poder antigo (visto a partir de um olhar tradicional)
Poder normalizador ou poder da norma – disciplinar + biopoder + outros
Poder disciplinar – exerce sobre os corpos disciplina (vigilância (estar olhando todo o instante) / sanção (pena por descumprir um determinado aspecto de controle) /
(ficha, catálogo, enumeração,)
Biopoder – Taxa de mortalidade e natalidade (controle de patente)
Sujeito – sem ter nas mãos as rédeas da história – o homem está mais sujeitado do que é sujeito.



PANOPTICON


Penitenciária em formato de Panopticon


Outra prisão com formato panopticon

Sala de aula com formato adequado para vigilância em penitenciária

Ortopedia Social deveria se comparar ao controle sobre as plantas que nascem tortas.


Preso sendo ressocializado a partir da disciplina e vigilância





EXERCÍCIOS

1) Assinale as corretas e indique a somatória:
01) Foucault era um historiador francês que continuou o legado do positivismo histórico.
02) Três domínios são destaques em Foucault: Saber; Poder; Si.
04) O método usado por Foucault era o Dialético.
08) O método usado por Foucault era o arquegenealógico.
16) Foucault era um pensador ligado ao movimento operário e por isso continuou o legado de Marx.
32) A forma de produção econômica determina a forma de produção da verdade.

2) Assinale as corretas e indique a somatória, conforme o livro “a Verdade e as formas jurídicas”:
01) O inquérito surgiu na Grécia e evolui até hoje.
02) A verdade produzida nos processos está em conformidade com a historicidade de cada período e com as relações de poder-saber.
04) As diferenças do caso de Menelau e Antíloco e o caso do Édipo são apenas formais, pois, afinal de contas, as formas de produzir a verdade são apenas jogos e não têm relação com as formas de poder da sociedade.
08) Na Idade Média o duelo era uma forma justa de resolver um litígio no direito germânico.
16) Panóptico é uma máquina futurista, assim como os robôs de ficção científica, inventada por Bentham no século XVIII que poderia ver todos os presos ao mesmo tempo a partir de alta tecnologia, portanto, Bentham previu a criação das câmeras de vídeo.
32) Na sociedade disciplinar, além de controlar questões gerais de direito, a norma disciplinar (ou disciplina), que não se confunde com a norma ou a lei jurídica, define comportamentos éticos das pessoas através da vigilância, de sanções e de exames.

3) Assinale as corretas e indique a somatória:
01) Um tema central em Foucault é o poder.
02) Foucault examina o poder apenas a partir da soberania estatal.
04) O poder é um feixe de forças sociais, presente em toda a sociedade, e serve como instrumento metodológico para entender a sociedade em movimento.
08) O poder está presente em todas as relações sociais, por isso Foucault analisa a micro-física do poder.
16) O Biopoder é o poder sobre a biosfera, sobre os animais vivos e sobre as plantas. Por ele o homem exerce seu poder entre as coisas vivas.
32) O poder não tem relação com o saber. São entes diferentes e isolados.