quinta-feira, 14 de abril de 2016

[História da Educação] Segundo Trabalho do Primeiro Bimestre

Segundo Trabalho do Primeiro Bimestre






Perguntas:


QUESTIONÁRIO

1) Explique com suas palavras as três fases do pensamento de Foucault, apontando em sua opinião, qual é a influência teórica mais significativa em cada fase.

2) Os discursos são os temas centrais na primeira fase do pensamento foucaultiano. A matemática pode ser considerada um discurso nesse sentido? Explique com exemplos exteriores ao texto.

3) A arqueologia de Foucault pode ser comparada a “história vista de baixo”? Quais seriam as diferenças?

4) Pode-se dizer que a idéia da obrigatoriedade da educação escolar foi construída por um discurso moderno? Como tal perspectiva constrói um sujeito para a sociedade e controle? Opine sobre o assunto.

5) Como funciona o processo de investigação baseado na genealogia de Foucault? Explique.

6) Explique a diferença entre ascendência e emergência.

7) Como a educação pode ser entendida como uma técnica de criação de corpos dóceis? Explique como o cotidiano de sala de aula auxilia a adestrar os alunos.

8) O que é Biopoder? Como ele gerencia as possibilidades da Educação em nosso tempo? Pense sobre as realidades dos Institutos Federais como política pública de Estado, em especial no que se relaciona a criação de cursos técnicos e licenciatura.

9) Como a ética aparece como tema importante em Foucault? O que são práticas “de si para consigo mesmo”? Como tais práticas podem ser libertadoras?

10) A indisciplina pode ser um considerada uma forma de resistência ao controle da Escola? O que você pensa sobre a ação dos alunos nesse sentido? E o papel do professor em observar os alunos e suas potencialidades além da disciplina?

QUE TAL ECONOMIZAR PAPEL? eNVIE SUA RESPOSTA VIA FORMULÁRIO GOOGLE, BASTA PREENCHER E ENVIAR NO FORMULÁRIO ABAIXO