CONHECIMENTOS TRADICIONAIS
(Um olhar filosófico numa sociedade imediatista - Reflexões sobre o texto de Walter Benjamin "Experiência e pobreza")
Walter
Benjamin
Teoria
Crítica
Escola de Frankfurt –
Momento histórico muito forte! (Alemanha as vésperas da Segunda
Guerra Mundial)
Teoria Crítica Horkheimer e
Adorno – Continuação do legado de Marx.
Diagnóstico de época de
Horkheimer e Adorno apontam (seguindo a teoria de Pollock) que os
meios de emancipação a partir da economia estão bloqueados porque
o capitalismo conseguiu impor meios de adaptação que não eram
previstos por Marx. Não existem caminhos de transformação social
pela revolução ou outra perspectiva próxima. A emancipação
acontece apenas pontualmente quando superada certa reificação que o
próprio sistema impõe. Tal diagnóstico é temporário mas ao mesmo
tempo revela a falta de horizonte fático de transformação
existente dentro daquele momento em que tais teóricos formularam
suas teorias.
MANTENDO OS NERVOS SADIOS!
Reprodutibilidade técnica –
Industria Cultural
Baixa Cultura e Alta Cultura
Sobre o Autor:
Walter Benjamin
Três Grandes fontes de
pensamento:
* Marxismo/ Freud
* Romantismo Alemão
* Messianismo Judaico
Primo do primeiro marido de
Hannah Arendt (Gunther Anders)
Walter Benedix Schönflies
Benjamin (Berlim, 15 de julho de 1892 — Portbou, 27 de setembro de
1940) foi um crítico literário e ensaísta alemão. Foi refugiado
judeu alemão, diante da perspectiva de ser capturado pelos nazistas,
escolheu o suicídio.
Biografia: Walter Benjamin
nasceu no seio de uma abastada família judaica. Filho de Emil
Benjamin e de Paula Schönflies Benjamin, comerciantes de produtos
franceses. Na adolescência Benjamin, perfilhando ideais socialistas,
participou no Movimento da Juventude Livre Alemã, colaborando na
revista do movimento. Nesta época nota-se uma nítida influência de
Nietzsche em suas leituras.
Em 1915, conhece Gerschom
Gerhard Scholem de quem se torna muito próximo, quer pelo gosto
comum pela arte, quer pela religião judaica que partilhavam. Em 1919
defende tese de doutorado, A Crítica de Arte no Romantismo Alemão,
que foi aprovada e recomendada para publicação.
Em 1925, Benjamin constatou
que a porta da vida acadêmica estava fechada para sí, tendo a sua
tese de livre-docência Origem do Drama Barroco Alemão sido
rejeitada pelo Departamento de Estética da Universidade de
Frankfurt.
Nos últimos anos da década
de 20 o filósofo judeu interessa-se pelo marxismo, e juntamente com
o seu companheiro de então, Theodor Adorno, aproxima-se da filosofia
de Georg Lukács. Por esta altura e nos anos seguintes publica
resenhas e traduções que lhe trariam reconhecimento como crítico
literário, entre elas as séries sobre Charles Baudelaire.
Refugiou-se na Itália, de 34
a 35. Neste momento cresciam as tensões entre Benjamin e o Instituto
para Pesquisas Sociais, associado ao que ficou conhecida como Escola
de Frankfurt, de quem Benjamin foi mais um inspirador do que um
membro. Em 1940, ano da sua morte, escreve a sua última obra,
considerada por alguns o mais importante texto revolucionário desde
Marx, por outros, um retrocesso no pensamento benjaminiano:, as Teses
Sobre o Conceito de História. A sua morte, desde sempre envolta em
mistério, teria ocorrido durante a tentativa de fuga através dos
Pirinéus, quando, em Portbou, temendo ser entregue à Gestapo,
comete suicídio. Sua obra exerce grande influência atualmente no
editor e tradutor de suas obras em italiano Giorgio Agamben,
sobretudo acerca do conceito de Estado de exceção.
HAnnah Arendt – Morte e AZAR
– Corcundinha... das famílias alemãs
Perda da áurea
Problema da experiência
Como se organizam
Pescador de Perolas – Texto
em modelo de Aforismo
1 – Experiencia e tradição
ILUMINAÇÕES PROFANAS
Capitalismo tem uma natureza
destruidora e assassina da natureza
As civilizações ditas
primitivas a consideram como um mãe generosa.
Culto a Tecnologia
Progresso na dominação da
natureza X retrocesso na organização da sociedade.
Progresso da humanidade em
si
Perfectibilidade infinita dos
seres humanos
Evolucionismo
flecha (tempo homogêneo e vazio)
Experiência da primeira
guerra foi nula... foi miserável... foi destruidora... “Homem nu
num campo devastado”
Corpo nu que só reconhece as
nuvens do céu.