O caipira Brasileiro
Antônio
Cândido – Parceiros do Rio Bonito
Brasileiro,
Nascido em 1918 – Ainda vivo mas bem velhinho
Professor
de diversas faculdades brasileiras, Aposentado na USP
Parceiros
do Rio Bonito de 1954 – pesquisa realizada nos anos anteriores
sobre um agrupamento caipira no interior de SP.
“Como
sabemos nas sociedades rústicas menos embora nas é acentuada a
homogeneidade dos principalmente se nos colocarmos do ponto de vista
dos padrões ideais. Daí a possibilidade de conhecermos o passado
pela tradição de alguns informantes escolhidos, e o presente pela
análise de pequenos agrupamentos.
Forma
de pesquisa – informantes e principalmente observação direta.
CABLOCO
(amazonas) x CAIPIRA – primeiro pode dar um impressão racial, mas
não é só isso… designa uma cultura… caipira é o paulista…
mas o sul inteiro é paulista originariamente…. Mesmo os gauchos…
Teia
– teiado – mais se transformaram…. Caipiras e sulinos…
aproximação forte.
Sertanejo
faz referencia ao nordeste.
Camponês
VIDA,
MEIO e GRUPO se mesclam numa mesma face de cultura.
Caipira
mistura do índio e do português – mas que incorporou o negro….
língua
geral – tupi.
Provisório
e de aventura (mistério do sertão e a incansável busca pela
riqueza…) porém as coisas foram aos poucos mudando… .
Quase
nunca ia ao comércio… sobrevivia com o autossuficiencia.
Ouro
Preto – encontraram ouro em toneladas… um lugar do nada de
repente tinha 300 mil pessoas…
Bandeirante
parado e economicamente atrofiado – caipira que vai se estabelecer
no interior.
Presença
africana – congada, etc. Espécie de indiferenciacão.
Religão demarcada pelo Sebastianismo
(milenarismo). D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578.
D. Hneriques morre e portugal fica sem rei no trono. Como nunca
encontraram o corpo de D. Sebastião acreditavam que ele voltaria
vivo para retomar o trono e fazer de Portugal um país livre
novamente…
Sertão
é um espaço de liberdade e trabalho era para escravo.
Sertão.
O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias.
Deus mesmo, quando vier, que venha armado! E bala é um pedacinho de
metal (Guimarães Rosa) – Lanca de S. Sebastião.
Bairro
– É uma naçãozinha… necessidades comunitárias do bairro.
Mutirão.
Não tem contato imediato constante, mas tem relações importantes.
Trabalho
associado a religião e distribuição de ofícios.
Estabelecidos
e Outsiders (forasteiros).
Encontro
com a comunidade é algo central – fazer a casa, fazer um roçado
ou festa maior.
Cultura
erudita – pregunta despois ou ainda vosmice… língua culta do
século XVII
Sociedade
do tipo fechado do tipo de subsistência.
Lazer
e emprego – feiras não são supermercados ---- a comida dependia
da agricultura extensiva e da caça.
,
Música
caipira vs Música Country – Sertanejo universitário
Misturas
e desmanches…
Após
1950…. e para ser mais direto a partir de 1970… Altera o modo de
ser pensar e agir – a tecnologia da produção do modo de ser
caipira… do modo de ser do campo…
Instituições
tradicionais – perderam o modelo de vida – aprofundam mais a
marginalidade das populações….
Cultura
caipira está extinta…. As sobrevivências estão aí…