quarta-feira, 16 de setembro de 2015

[Sociologia Rural] O caipira Brasileiro - Antonio Candido e Darcy Ribeiro

O caipira Brasileiro





Antônio Cândido – Parceiros do Rio Bonito




Brasileiro, Nascido em 1918 – Ainda vivo mas bem velhinho
Professor de diversas faculdades brasileiras, Aposentado na USP



Parceiros do Rio Bonito de 1954 – pesquisa realizada nos anos anteriores sobre um agrupamento caipira no interior de SP.

“Como sabemos nas sociedades rústicas menos embora nas é acentuada a homogeneidade dos principalmente se nos colocarmos do ponto de vista dos padrões ideais. Daí a possibilidade de conhecermos o passado pela tradição de alguns informantes escolhidos, e o presente pela análise de pequenos agrupamentos.

Forma de pesquisa – informantes e principalmente observação direta.

CABLOCO (amazonas) x CAIPIRA – primeiro pode dar um impressão racial, mas não é só isso… designa uma cultura… caipira é o paulista… mas o sul inteiro é paulista originariamente…. Mesmo os gauchos…




Teia – teiado – mais se transformaram…. Caipiras e sulinos… aproximação forte.

Sertanejo faz referencia ao nordeste.

Camponês

VIDA, MEIO e GRUPO se mesclam numa mesma face de cultura.

Caipira mistura do índio e do português – mas que incorporou o negro….

língua geral – tupi.

Provisório e de aventura (mistério do sertão e a incansável busca pela riqueza…) porém as coisas foram aos poucos mudando… .
Quase nunca ia ao comércio… sobrevivia com o autossuficiencia.

Ouro Preto – encontraram ouro em toneladas… um lugar do nada de repente tinha 300 mil pessoas…



Bandeirante parado e economicamente atrofiado – caipira que vai se estabelecer no interior.

Presença africana – congada, etc. Espécie de indiferenciacão.

Religão demarcada pelo Sebastianismo (milenarismo). D. Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir, em 1578. D. Hneriques morre e portugal fica sem rei no trono. Como nunca encontraram o corpo de D. Sebastião acreditavam que ele voltaria vivo para retomar o trono e fazer de Portugal um país livre novamente…



Sertão é um espaço de liberdade e trabalho era para escravo.

Sertão. O senhor sabe: sertão é onde manda quem é forte, com as astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado! E bala é um pedacinho de metal (Guimarães Rosa) – Lanca de S. Sebastião.




Bairro – É uma naçãozinha… necessidades comunitárias do bairro.
Mutirão. Não tem contato imediato constante, mas tem relações importantes.

Trabalho associado a religião e distribuição de ofícios.

Estabelecidos e Outsiders (forasteiros).
Encontro com a comunidade é algo central – fazer a casa, fazer um roçado ou festa maior.

Cultura erudita – pregunta despois ou ainda vosmice… língua culta do século XVII

Sociedade do tipo fechado do tipo de subsistência.
Lazer e emprego – feiras não são supermercados ---- a comida dependia da agricultura extensiva e da caça.
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Música caipira vs Música Country – Sertanejo universitário
Misturas e desmanches…

Após 1950…. e para ser mais direto a partir de 1970… Altera o modo de ser pensar e agir – a tecnologia da produção do modo de ser caipira… do modo de ser do campo…
Instituições tradicionais – perderam o modelo de vida – aprofundam mais a marginalidade das populações….

Cultura caipira está extinta…. As sobrevivências estão aí…