quinta-feira, 28 de maio de 2015

[Sociologia rural] Terras Indígenas e Conhecimento Tradicional indígena

Terras indígenas e Conhecimento tradicional indígena






Grupos Indígenas do Brasil

Originária (5 milhões –alguns historiadores chegaram e estimar 20 milhões)
Hoje 220 etnias diferentes no Brasil.

Principais grupos em quantidade de membros.
Guarani
Ticuna
Kainguang
Macuxi
Terena
Guajajara
Ianomami
Xavante
Pataxó
Potiguara


Principais erros em relação ao que chamamos de Indígena


EQUÍVOCO 1 – Todos iguais
Primeiro ponto – Palavra "Indígena"
Como se fossem todos iguais – Comidas, línguas, Deuses, Cultos e outros elementos iguais?
A palavra sequer indica a América...

"Índio acredita no Deus Tupã? Deus sol?"... Cuidado com esteriótipos fáceis. Não existe esse modelo de identidade tão fácil assim...

Confundem uma perspectiva genética que não é absoluta com uma perspectiva cultural. Índio não tem barba? Sem sentido... existem várias feições e aparências diferentes conforme cada povo...

Cerca de 170 línguas indígenas (alguns cravam 188) ainda faladas no Brasil – Na época do descobrimento estima-se mais de 1000.

Bororô e os Xavantes  - Tem línguas diferentes, técnicas de construção de casas diferentes
Técnicas inclusive de cultivo e manejo de plantas e outras substâncias da floresta.

Bororôs



Xavantes




EQUÍVOCO 2 - Atrasados

Um dos primeiros relatos sobre o Brasil - Gandavo (1576)
Os nativos do Brasil não tem três letras em suas línguas F L e R. Por isso...
Sem fé, Sem Lei, Sem Rei
Geralmente se olha os grupos indígenas pelo que não tem... falta escrita... mas podíamos perceber que transmitem seus conhecimentos pela oralidade, de forma muito mais eficiente do que a nossa sociedade.
Não tem certas questões de cultivo, mas tem outras....   Exemplo manipulação de variedades de milho... mandioca, conjunto enorme de variedades e formas de cultivo adaptadas a cada região... por gerações eles trabalham e manejam espécies...

Experiências deles é transmitida por gerações e experiência
Outra forma de lidar com o meio ambiente (pedir licença... ao contrário de dominar)
Hábitos higiênicos (banho) – Hábitos ecológicos (muitas vezes são de origem indígena e nem nos damos conta...)

(Ex. Angra dos Reis – Usina Atômica – teve problemas com má sedimentação... quase tivemos um acidente nuclear no Brasil.... em guarani o local tem o significado de “Terra Podre”)

EQUÍVOCO 3 – Parados no tempo
Para não serem confundidos precisam parar no tempo??....índio nu, andando de arco e flecha no meio da floresta?

Nenhum português se veste como Cabral. As famílias não são as mesmas de décadas atrás... Quer dizer que para ser índio tem que viver como em 1500
Faca e a internet - tecnologias brancas
Banho - tecnologia indígena

A Cultura se transforma, muda.... culturas não são estáticas! Índio que usa camiseta e tênis, fala português  ou tem automóvel não deixa de ser índio.... O que faz a cultura? Um piscada, uma língua, uma religião, uma teia de significados, um modo de vida? Você falando inglês, usando calça jeans, com religião européia e comendo cachorro quente... é norte-americano?

Nós damos aos índios o direito de mudar? E se mudarem nós retiramos seus direitos como índios?

Precisamos quase de uma alegoria de índio nu, de arco e flecha na floresta. Isso é mais carnaval do que realidade... Pense em como a cidade vê o campo como alegoria (festa junina)... O homem do campo se veste de trapos, não tem dente, fala errado, é ingênuo... Mito sobre o campo da mesma forma que existe o mito sobre o índio.

Assim como existe um romantismo em relação aos grupos indígenas. Bom selvagem – Socialismo pleno – índio sempre protetor da natureza – eles agem conforme suas tradições (resguardo das tradições é mais forte do que na nossa sociedade)

EQUÍVOCO 4 – índio é passado



Existem saberes produzidos por séculos e séculos -  que permanecem e permitiram a sobrevivência com qualidade no território nacional.

E se o território acabou? E se a mata foi devastada? O que sobrou?
Educação é intercultural – eles se adaptaram as mudanças do meio.... e agora a sociedade branca está aos poucos se adaptando aos grupos indígenas... percebendo seus anseios...


TEXTO MANUELA DA CUNHA CARNEIRO

Cantos de ida e volta
Colonialismo – Cristianismo foi um produto aos africanos de colonialismo cultural – porém acabou servindo para atuar no fim do colonialismo – lutas de libertação.

Chefe Yawanawa – Honi não é cultura! Ayahuasca.

Desde 1930 o cipó é muito conhecido em todo o Acre...
Uso do Kampô... Vacina do Sapo (milhares de moléculas e substâncias de mais alta complexidade – criação de um sapo como esse???? Extração – método para retirar a substância e criar produtos... )

Hoje exige-se consentimento formal e reartição de benefícios com as comunidades tradicionais...

Proteção e engessamento.... (direitos são um exagero.... Caso do cassino... ou o caso do anão... dignidade da pessoa humana... )

Diversidade biológica não é natural.... o que parece mat primária foi fruto de trabalho de gerações de grupos indígenas. Variedade de cultivos e espécies são estratégias bastante conhecidas entre grupos indígenas. Pesquisador
William Balée

Os povos tradicionais conservaram e aumentaram a diversidade agrícola nas regiões de origem dos principais cultígenos: centenas de variedades de batata no Peru, de mandioca no Alto Rio Negro e de arroz na índia, por exemplo, foram conservadas por esses agricultores.

No Brasil, enquanto o Ministério do Meio Ambiente tem apoiado as reivindicações de povos tradicionais, outros ministérios opõem-se a elas. Os biólogos brasileiros, apoiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, lutam pelo acesso livre ou pelo menos simplificado aos recursos genéticos nacionais. Diante da bioparanoia generalizada em relação a pesquisadores, eles se ressentem de ser tratados pelos povos indígenas com a mesma suspeita lançada contra seus colegas estrangeiros.

Conhecimentos tradicionais virtualmente se transformaram em segredos de Estado.

Problemas de identificar as origens e encontrar os detentores e produtores dos conhecimentos tradicionais....

Ayahuasca e Kampô.... dois exemplos difíceis...

Pepídeos da pele da rã....
Por volta de 1962, evidenciou-se que alguns peptídeos encontrados em secreções de pele de rãs também estão presentes (ou possuem análogos) em tecidos de mamíferos, especialmente no sistema gastrointestinal e no cérebro, o que levou àquilo que Erspamer chamaria, em 1981, de "triângulo cérebro-intestino-pele".

Kampô tem relatos a partir de 1920... porém não antes.... por missionários franceses...

Como os grupos indígenas reagiram...
Preservaram o conhecimento como algo que agora tem valor.... começaram a cuidar de conhecimentos que antes eram compartilhados.... reutilizar seus próprios conhecimentos para refazer lógica social....

O que nos interessa....

REVALORIZAR O INDÍGENA

Até que ponto o brasileiro é também indígena.
Encontro com o outro gera riqueza, Não ser igual faz parte da realidade, mas além disso devemos repensar a sociedade e suas possibilidades.
Não se trata de preservar tecnologias, mas algo mais importante do que elas. Os seres humanos por detrás da tecnologia.