segunda-feira, 26 de maio de 2014

ciência jurídica - critica a visão tradicional

Crítica a Visão tradicional de Direito





Miaille – obstáculos epistemológicos a construção de uma ciência do Direito.
a) a falsa transparência do direito
b) idealismo nas explicações
c) compartimentalização artificial do Direito
5.a) a falsa transparência do direito
«O homem é obrigado a viver em sociedade e não pode viver senão em sociedade ( . . . ) . Por definição, o homem enquanto membro da sociedade está envolvido por relações sociais. Estas relações não podem ser deixadas ao livre arbítrio ( . . . ) , assim a vida dos indivíduos pressupõe necessariamente a existência de regras de conduta às quais eles se submetem ( . . . ) . A regra do direito apresenta-se como uma regra de conduta humana que a sociedade fará observar, se necessário, pela coacção social2».
«Para compreender o que é a regra de direito, é necessário conhecer o fim que ela prossegue. Este fim é permitir a vida em sociedade. A partir do momento em que vivemos uns ao lado dos outros, temos necessidade de regras de conduta ( . . . ) . Não há sociedade possível sem haver urna ordem. A regra de direito pretende assegurar esta ordem necessária3».
Não existe?
Valorização da ciência em nossa própria sociedade. Discurso etnocêntrico. Modelo positivista é pautado num olhar culturalmente centrado!
A experiência não traduz tudo sobre o Direito.
5.b) idealismo
Existência de conceitos universais e possíveis de serem conhecidos pela razão pura (coisas e pessoas – família em direito romano).
Coisas – cabelo, sangue e rins. Pessoas... é possível pensar em vender pessoas.

5.c) independência do direito
Direito faz parte de uma visão maior de mundo... pertence a uma parte de um olhar científico mais complexo...

O homem é um ser completo.