quinta-feira, 18 de junho de 2015

[Sociologia Rural] O camponês e a agricultura contemporânea no Brasil

O camponês e a Agricultura contemporânea no Brasil 

(Georges Seurat: Farm Women at Work - 1882-1883)


Texto Base - Texto Prof. Suzana Pozzer Silveira - Redes de Agroecologia

Resumo de Idéias.

Mão calejada, terra e suor no rosto. Quem é o camponês e o que é a chamada agricultura familiar?

70% do que se consome no Brasil é fruto da agricultura familiar (BNDES 2012).

Primeiro precisamos perguntar o que é o camponês. Quem trabalha no campo?

Suzana Pozzer p. 151 - 188

TENDÊNCIAS PARA O CAMPO
Camponês visto como resquício do passado.
- Arcaico/tradicional x moderno/tecnologizado
Visão de sociedade e de mundo – desvalorização da tradição e da experiência.

1970 - Revolução verde – Agronegócio – Agrobusiness – (Monocultura – mecanização e insumos químicos)

Agricultura familiar x Agronegócio não seria a contradição correta – pois o modelo estaria superado (fim da década de 90) = MARCO CENTRAL DESSA DIVISÃO - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.

Hoje 85% dos agricultores são familiares – ocupam 30% das terras e 25% do crédito
(dados 2006)

Porém o Agronegócio comanda a estrutura institucional. Força da Bancada Ruralista – 257- dos 513 deputados

Campo - formas de compreensão – Três tendências A) Industrialização (forte tendência) B) recampezinação (obscurecida) C) desativação (processo emergente)

Globalização x re-localização

Retomada da Ecologia e dos valores sociais voltados a preservação ambiental

Depois pensar sua condição na sociedade atual.

CAMPONESES

Atrasado – resquício algo a ser desvalorizado?

Três olhares sobre o camponês

Figura 1


 



O CAMPONÊS FOI SUBSTITUÍDO PELO TERMO AGRICULTURA FAMILIAR?

AGRICULTURA FAMILIAR

ABRAMOVAY (1997) (http://www.webartigos.com/artigos/a-relacao-da-agroecologia-com-a-agricultura-familiar-e-agricultura-organica/116300/)

entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como gestora da unidade produtiva a própia família, a mão de obra  vem essencialmente do núcleo familiar, os membros da família vivem na unidade produtiva, os patrimônios das famílias são geralmente  de transferência  intergeracional no interior da família. Diferentemente da agricultura patronal que tem grandes propriedades, prevalece as monoculturas, utiliza-se de muitos trabalhadores assalariados  e de usos  de pacotes  tecnológicos. Segundo dados do  Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e Social (2012)  a Agricultura Familiar é responsável pela maior parte da produção que abastece o mercado interno brasileiro,com 70% dos alimentos. Os produtores familiares respondem, a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, exercendo papel fundamental na economia de  grande números de municípios .

PRONAF
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF),traz alternativas de crédito para  agricultores familiares acessarem credito para melhorar e aumentar sua  produção. Inclusive dentro das linhas de créditos oferecidas pelo  PRONAF, existe uma linha diferenciada para acesso ao crédito para produtores que tem interesse em trabalhar com a agroecologia, que é o “ PRONAF AGROECOLOGIA”. A finalidade  dessa linha específica de crédito  é investir em sistemas de produção de base familiar de produção agroecologica e orgânica, incluindo os custos  para a implantação e manutenção das propriedades. Existe também o “PRONAF ECO” que é  uma Linha  de credito para financiar investimentos em técnicas que minimizam o impacto da atividade rural ao meio ambiente, bem como permitir  o agricultor melhor convívio com o ambiente  biológico onde sua propriedade está inserida.






Por fim debater diferença entre agricultura familiar, agroecologia e agricultura orgânica.

AGROECOLOGIA

Agroecologia significa praticar a agricultura com a natureza, e valorizar os conhecimentos tradicionais do agricultor rural

A Agroecologia significa praticar a agricultura com a natureza e não contra ela, aproveitando os recursos disponíveis sem degradá-los e respeitando as condições de regulação do ecossistema. Ela envolve, ainda, utilizar e valorizar conhecimentos tradicionais na medida em que possam contribuir com a melhoria das condições sociais e ambientais que envolvem a produção agrícola” (ALTIERI, 2002).

Para MOREIRA e CARMO (2004), se convencionou chamar agroecologia como agricultura sustentável, o termo agroecologia segundo este autor vai além da questão técnica na agricultura, pois traz reflexões fundamentais para a transformação das Ciências Agrárias e para o redirecionamento da co-evolução entre sociedade e natureza.

AGRICULTURA ORGÂNICA
Agriculturas alternativas que  estão  subordinadas a regras e normas de certificadoras internacionais ou usando insumos orgânicos importados,  produzidos para grandes empresas transnacionais que encontraram no mercado de insumos orgânicos um novo meio para aumentar seus lucros.E isto tem levado a continuidade da subordinação/dependência dos agricultores em relação a grandes corporações produtoras de insumos. Só que agora as agriculturas de base ecológicas além da agricultura convencional .

Segundo PINHEIRO(2004) a agricultura orgânica  teve seus fundamentos  a partir do século XX ,com o microbiologista e botânico Albert Howard. Este sistema de produção, exclui o uso de todos os tipos de fertilizantes, de sementes geneticamente modificadas,agrotóxicos e produtos que  regulam e aceleram o crescimento.A agricultura orgânica  tem como base o uso de estercos animais, policulturas , adubação verde, compostagem e controle biológico de pragas e doenças sem pesticidas . Pressupõe ainda a manutenção da estrutura e da profundidade do solo, sem alterar suas propriedades por meio do uso de produtos químicos e sintéticos.