ELABORAÇÃO DE RESUMOS
SEVERINO, Antonio Joaquim.
Metodologia do Trabalho científico. 21ª ed. São Paulo: Cortez, 2000.
O Resumo de Textos
Outro tipo de
trabalho didático comumente exigido em escolas superiores é o resumo ou síntese
de textos, seja de toda uma obra ou de um único capítulo. É o que se faz,
muitas vezes, quando do fichamento de livro.
Não se trata
propriamente de um trabalho de elaboração, mas de um trabalho de extração de
idéias, de um exercício de leitura que nem por isso deixa de ter enorme
utilidade didática e significativo interesse científico.
O resumo do
texto é, na realidade, uma síntese das idéias e não das palavras do texto. Não
se trata de uma “miniaturização” do texto. Resumindo um texto com as próprias
palavras, o estudante mantém-se fiei às idéias do autor sintetizado.
Não se deve
confundir este resumo/síntese, muitas vezes exigido como trabalho didático, com
o resumo técnico-científico de que se tratará mais adiante. Com aquele formato,
o resumo é solicitado em situações acadêmicas e científicas especiais.
A ABNT discorre sobre o resumo acadêmico na NBR 6028
Apresenta três tipos de resumo
Resumo crítico – Também conhecido como resenha, resumo com
comentários de um especialista da área.
Resumo indicativo – Apresenta apenas alguns poucos elementos
e não dispensa a consulta ao original
Resumo informativo – Pretende sintetizar o argumento do
trabalho original podendo dispensar a leitura do original.
FIORIN, José Luiz;
SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16.ed. São
Paulo: Atica, 2003.
Resumo
Resumo é uma condensação fiel das idéias ou dos fatos contidos no texto. Resumir um texto significa reduzi-lo ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos:
a) cada uma das partes essenciais
do texto;
b) a progressão em que elas se
sucedem;
c) a correlação que o texto
estabelece entre cada uma dessas partes.
O resumo é, pois, uma redução do
texto original, procurando captar suas idéias essenciais, na progressão e no
encadeamento em que aparecem no texto.
Quem resume deve exprimir, em
estilo objetivo, os elementos essenciais do texto. Por isso não cabem, num
resumo, comentários ou julgamentos ao que está sendo condensado.
Muitas pessoas julgam que resumir é reproduzir frases ou partes de frases do texto original, construindo uma espécie de “colagem”. Essa “colagem” de fragmentos do texto original não é um resumo.
Muitas pessoas julgam que resumir é reproduzir frases ou partes de frases do texto original, construindo uma espécie de “colagem”. Essa “colagem” de fragmentos do texto original não é um resumo.
Resumir é apresentar, com as próprias
palavras, os pontos relevantes de um texto.
A reprodução de frases do texto, em geral, atesta que ele não foi
compreendido.
Para elaborar um bom resumo, é
necessário compreender antes o conteúdo global do texto. Não é possível ir
resumindo à medida que se vai fazendo a primeira leitura. É evidente que o grau de dificuldade para
resumir um texto depende basicamente de dois fatores:
a) da complexidade do próprio
texto (seu vocabulário, sua estruturação sintático-semântica, suas relações
lógicas, o tipo de assunto tratado, etc.);
b) da competência do leitor (seu
grau de amadurecimento intelectual, o repertório de informações que possui, a
familiaridade com os temas explorados).
O uso de um procedimento
apropriado pode diminuir as dificuldades de elaboração do resumo. Aconselhamos as seguintes passadas:
1. Ler uma vez o texto
ininterruptamente, do começo ao fim. Já vimos que um texto não é um aglomerado
de frases: sem ter noção do conjunto, é mais difícil entender o significado
preciso de cada uma das partes. Essa
primeira leitura deve ser feita com a preocupação de responder genericamente à
seguinte pergunta: do que trata o texto?
2. Uma segunda leitura é sempre
necessária. Mas esta, com interrupções, com o lápis na mão, para compreender
melhor o significado de palavras difíceis (se preciso, recorra ao dicionário) e
para captar o sentido de frases mais complexas (longas, com inversões, com
elementos ocultos). Nessa leitura, deve-se ter a preocupação sobretudo de
compreender bem o sentido das palavras relacionais, responsáveis pelo
estabelecimento das conexões (assim, isto, isso, aquilo, aqui, lá, daí, seu,
sua, ele, ela, etc.).
3. Num terceiro momento, tentar
fazer uma segmentação do texto em blocos de idéias que tenham alguma unidade de
significação.
Ao resumir um texto pequeno,
pode-se adotar como primeiro critério de segmentação a divisão em parágrafos.
Pode ser que se encontre uma segmentação mais ajustada que a dos parágrafos,
mas como início de trabalho, o parágrafo pode ser um bom indicador.
Quando se trata de um texto maior
(o capítulo de um livro, por exemplo) é conveniente adotar um critério de
segmentação mais funcional, o que vai depender de cada texto (as oposições
entre os personagens, as oposições de espaço, de tempo).
Em seguida, com palavras
abstratas e mais abrangentes, tenta-se resumir a idéia ou as idéias centrais de
cada fragmento.
4. Dar a redação final com suas palavras, procurando não só condensar os segmentos mas encadeá-los na progressão em que se sucedem no texto e estabelecer as relações entre eles.
Dicas finais:
- O resumo deve ter o tamanho entre 5% a 10% do texto
original (se possível).
- Frases (ou expressões específicas) transcritas do texto
original devem ser citadas entre aspas.
- Somente a prática aperfeiçoa os
resultados, não espere aprender a resumir adequadamente textos acadêmicos do
dia para noite. Para elaborar um bom resumo é necessário ser um bom escritor e,
antes disso, um bom leitor.
- Use muito o dicionário.