quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Primeiro Trabalho (1º Bimestre) de Teoria Geral do Direito

Primeiro trabalho (1º Bimestre) de Teoria Geral do Direito
VALOR 1,0



Disciplina: Teoria Geral do Direito
Prof. Ivan Furmann – Unicuritiba
Trabalho Bimestral – 1º Bimestre – Valor 1,0
Responda o seguinte questionário após a leitura do livro:

GEERTZ, Clifford. O saber local. Novos ensaios em antropologia interpretativa. (Trad. Vera Mello Joscelyne) 4ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. (Capítulo 8 – O saber local: fatos e leis em uma perspectiva comparativa. pp.249-356)


01) Quem é o autor do texto?* Quando ele escreveu esse texto? (*procure informações além da mais simples encontrada na wikipédia ou similares)

02) O que é antropologia? E o que é etnografia?

03) Na sua opinião, o que significa dizer que: “tanto o direito, como a etnografia, como a jardinagem, são saberes locais”?

04) O que você entendeu do ditado “A sabedoria vem de um monte de formigas”? E da a idéia de que “para conhecer uma cidade é preciso conhecer as suas ruas”? Dê exemplos de como tal perspectiva pode ser aplicada no Direito?

05) Sabe-se que Clifford Geertz é um antropólogo norte-americano. Existem diferenças entre o Direito no Brasil e nos EUA? Busque alguns exemplos.

06) Na página 259 o parágrafo inicial é muito importante para a compreensão do texto. Geertz explica que o Direito deve se entendido através da cultura e do “processo de representação”. O que é “representação” dentro do significado dado pelos antropólogos? Explique.

07) Narre com as suas palavras a história de Regreg. Explique o motivo pelo qual encontrava-se em situação de mendicância e se o rei poderia intervir ou não no caso.

08) Explique o que significa haqq para o mundo árabe e como isso influencia a forma de entender o Direito.

09) Qual a ligação do direito e da religião no mundo árabe-islâmico? Como tal ligação influencia a visão sobre o Direito? Explique.

10) O uso do testemunho no mundo árabe tem significado diversificado do mundo ocidental. O que é preciso para ser testemunha no mundo árabe? Explique. Existe o falso testemunho no mundo árabe? Por quê?

11) Explique o que significa dharma para o mundo índico e como isso influencia a forma de entender o Direito.

12) A existência de castas sociais influencia a forma de se observar o direito na Índia? Como?

13) Narre a história das duas mulheres ou sobre a história do homem forte e do deus. Como é possível compreender a idéia de Dharma nessas histórias.

14) Explique o que significa adat para o mundo malaio e como isso influencia a forma de entender o Direito.

15) Geertz comenta que o risco de sofrer influências estrangeiras e, conseqüentemente, de desaparecer da forma do direito como adat é eminente. Você acredita que existe um processo de imposição cultural dos países ocidentais aos países orientais? Na sua opinião, quais os mecanismos utilizados para tanto?

16) Depois da leitura do texto opine sobre a existência de “direitos humanos”. É possível construir um modelo único de direitos?

17) Após a leitura do texto, como você conceituaria Direito? Explique os fundamentos de seu conceito.